Conheça estratégias para todo o tipo de empresa
A digitalização de um negócio é essencial para uma empresa, especialmente quando falamos de pequenas e micro empresas. É importante quebrar o preconceito de que apenas empresas maiores podem ser digitais, ainda mais porque o empreendedorismo digital “puro” pode ser uma boa opção para quem deseja empreender com menos investimento financeiro.
Conhecer as formas mais eficazes de usar as ferramentas web e outras vantagens da tecnologia para desenvolver seu pequeno ou micro-empreendimento, além das formas de empreendedorismo digital, podem ser a diferença entre criar uma empresa próspera ou desperdiçar tempo e dinheiro em um investimento equivocado.
“Minha empresa precisa estar na internet?”
A resposta é sempre sim, mas não de qualquer forma. É importante compreender que existem estratégias específicas para cada tipo de negócio e que a escolha da estratégia correta pode influenciar nos resultados.
Existe, antes de tudo, a necessidade de diferenciar a presença digital de uma empresa mais tradicional (e nisso entram os profissionais liberais em regime de MEI) de um empreendimento digital.
Em 2020, de acordo com a Hero Spark e publicado na Pequenas Empresas Grandes Negócios, o empreendedorismo digital tornou-se um dos protagonistas da reação do mercado nacional em relação às dificuldades causadas pela pandemia.
De acordo com a mesma pesquisa, os principais mercados que absorveram essa nova leva de empreendedores digitais foram: Prestadores de serviços (54%), oferta de cursos online (34%) e venda de produtos (23%).
Como cada um desses empreendedores podia escolher mais de uma opção, é importante ter em mente que a maioria deles acaba desempenhando mais de uma dessas atividades.
Esse tipo de empreendimento online é totalmente diferente de, por exemplo, uma empresa local criando sua presença na internet. Muitos acreditam que basta criar uma página no facebook e postar ofertas para ter uma presença online eficiente.
Nenhuma dessas estratégias é uma “receita de bolo”, que pode ser simplesmente reproduzida por outra empresa, com os mesmos resultados, o que faz com que o empreendedor, muitas vezes com a intenção de impulsionar sua empresa, acabe prejudicando sua marca.
Felizmente existem cursos que você pode começar a fazer para mudar essa realidade, ou então você pode terceirizar esse serviço com algum especialista.
Terceirizar a presença digital ou não?
A terceirização é uma das tendências mais em voga no mercado, e nesse caso pode ajudar tanto a empresa que contrata quanto à contratada. Nesse caso temos, pelo menos em muitos casos, um proprietário que não está atualizado com as possibilidades da web e um jovem começando sua pequena empresa, algumas vezes inclusive trabalhando sozinho.
No caso, é importante manter o foco no objetivo da campanha em questão: pode ser apenas gerar engajamento e aumentar o awareness da marca online, aumentar a quantidade de pedidos online, notificar as pessoas sobre uma nova possibilidade de atendimento, entre outras possibilidades. O importante é sempre ter esse objetivo muito claro e sempre ficar atento aos resultados.
Esse é um dos aspectos mais interessantes dos investimentos de marketing de internet. Eles são muito mais fáceis de rastrear e mensurar, tornando muito fácil a decisão de manter, alterar ou cancelar uma determinada estratégia.
Você tem uma comprovação muito clara e direta do tipo de impacto que você vem gerando no seu público e, com essas informações, fica mais simples verificar a conversão de “fãs de rede social” em clientes efetivos.
Se você está terceirizando campanhas online, peça relatórios e pense sempre nos valores por atividade causada no público, já que empresas como Facebook e Google trabalham com esse tipo de avaliação para gerar valor em suas campanhas de anúncios online.
Como aprender a digitalizar a minha empresa?
Digitalizar qualquer aspecto da sua empresa, por conta própria, é um desafio interessante, que pode trazer crescimento pessoal ao empreendedor. Dito isso, é interessante buscar bons cursos livres que te ajudem a lidar com essa novidade.
Uma das formas mais comuns de digitalização da sua empresa é a geração de conteúdo da marca em blogs e mídias sociais, com o objetivo de gerar engajamento e aumentar a quantidade de pessoas que conhecem sua empresa. Para isso, existe um excelente curso do Google, oferecido por meio da Eu Capacito, que ensina como gerar conteúdo para a sua empresa.
Existem também cursos voltados às outras formas de digitalização, como o aumento de negócios online, especialmente com a ferramenta Salesforce, que pode ser um diferencial considerável na sua vida profissional ou no desenvolvimento da sua empresa.
O mais importante é, independente de como você for estudar, esteja sempre atento às novidades e experimente as soluções sugeridas dentro da realidade do seu negócio, já que ajustes podem ser necessários para que determinada estratégia funcione em determinados ambientes.