O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, o que faz com que as competências sócio emocionais ganhem destaque. Mas, por que os profissionais precisam se destacar nestas competências?
Para entender esse momento do mercado e por que abordar essas qualificações, precisamos passar por alguns conceitos antes.
Por isso, resumimos aqui, neste artigo, os principais fatores que tornam essas habilidades tão relevantes.
Acompanhe o que são e por que é necessário entender sobre competências socioemocionais.
O que são competências socioemocionais?
Essas habilidades são adquiridas com a inteligência emocional, portanto, são características ligadas ao desenvolvimento do indivíduo para lidar da melhor forma com as situações do dia a dia.
As competências socioemocionais facilitam o relacionamento interpessoal e o modo de pensar, agir, decidir , lidar com as situações do dia a dia, entre outras. São competências relacionadas com a formação do indivíduo.
Por que falar sobre competências socioemocionais?
As competências socioemocionais ajudam a desenvolver um ser humano capaz de gerenciar emoções, alcançar objetivos e demonstrar empatia.
Essas características contribuem para formar pessoas com as melhores atitudes podendo ser trabalhadas em diversas áreas da vida, por isso são extremamente importantes e estão sendo ressaltadas nos últimos meses. Essas habilidades são necessárias para o dia a dia e para o ambiente de trabalho.
As competências tornam-se essenciais na empresa, pois estão ajudam a ter um relacionamento saudável com todos os colaboradores, a resolver problemas com criatividade, empatia, ética, entre outras competências socioemocionais.
Quais são essas competências?
1 – Empatia
A primeira competência socioemocional da lista é a empatia. Podemos defini-la como a capacidade de se colocar no lugar do outro, buscar formas de agir e pensar estimulando o diálogo amigável com o próximo.
2 – Felicidade
Saber reconhecer os momentos de felicidades também estão associados com as competências socioemocionais. Afinal, ela está relacionada com o fato de se sentir bem no social, emocional e psíquico.
3 – Autoestima
A autoestima está ligada ao autoconhecimento, portanto, determina a capacidade de se entender e trabalhar os pontos fortes e limitações, trazendo mais confiança para o indivíduo.
4 – Ética
A ética é uma das habilidades que mais define a condição do ser humano. É a base de valor de uma sociedade, por isso, é uma das competências socioemocionais que influenciam a tomada de decisões no mercado de trabalho.
5 – Paciência
A paciência é uma característica que determina a capacidade de autocontrole da pessoa em diversas situações, principalmente nos momentos mais complicados do dia a dia.
6 – Criatividade
Contudo, a criatividade é uma das habilidades mais valorizada nos últimos anos, pois tem como objetivo estimular o pensamento crítico da pessoa. Além das ideias que surgem para solucionar problemas.
7 – Comunicação
A capacidade de se comunicar está relacionada com a forma que cada um consegue se expressar no mercado, uma competência significativa para o mercado de trabalho.
8 – Autonomia
Também ligada a competências socioemocionais, a autonomia relaciona o convívio social da pessoa e a tomada de decisão, demonstrando ser pessoas mais diretas e decididas.
9 – Autoconhecimento
O autoconhecimento envolve a autoestima e é fundamental para o controle de seus pensamentos, emoções e frustrações. Ter o autoconhecimento é uma competência fundamental para o crescimento e desenvolvimento do indivíduo.
10 – Sociabilidade
Por fim, a competência de sociabilidade, que é fundamental para todas as áreas da vida para ter harmonia nos relacionamentos com todas as pessoas e proporcionar o melhor convívio social.
São diversas outras competências que podem ser listadas, mas essas são as 10 principais que influenciam no mercado de trabalho e principalmente o dia a dia.
Como podem ser desenvolvidas
As habilidades e competências listadas são fundamentais para o desempenho de qualquer função, independentemente da empresa, cargo ou setor. Essas habilidades fazem parte da vida e do dia a dia de cada pessoa.
Competências cognitivas e as socioemocionais estão sendo acrescentadas a currículos e portfolios, pois são cada vez mais demandadas pelo mercado de trabalho.
O desenvolvimento das competências socioemocionais permite que a pessoa tenha capacidade para resolver problemas, gerenciar emoções e se comunicar com todas as pessoas.
Além disso, considerando que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e desafiador, as empresas acabam por reconhecer as competências socioemocionais como um verdadeiro diferencial.
Afinal, os profissionais com empatia, criatividade, autoconfiança e responsabilidade conseguem trazer novas ideias e manter um ambiente de trabalho diverso e confortável. Mas, além disso, o profissional ainda terá que investir em habilidades técnicas para fazer a diferença.
Contudo, tais competências auxiliam a formar profissionais competentes, ajudam a preparar líderes, pois muitas delas estão relacionadas ao enfrentamento de situações adversas – além de contribuir também para o desenvolvimento pessoal.
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