O Google acaba de abrir as inscrições para o Black Creator Program, uma iniciativa dedicada a capacitar criadores de conteúdos negros que estão em início de carreira. Em parceria com a Creators LLC, startup que conecta criadores de conteúdo a empresas, a iniciativa selecionará 100 produtores de conteúdo em todo o Brasil, que receberão mentoria profissional para criar o próprio site e gerenciar sua presença na web.
O objetivo é incentivar a produção de conteúdo feita por pessoas negras e promover mais diversidade na internet e na Busca do Google. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas neste link até dia 25 de setembro.
Para participar do programa, é necessário que os interessados se autodeclarem negros, tenham mais de 18 anos e estejam produzindo conteúdo de qualidade frequentemente para redes sociais no último ano. Os candidatos podem ser pequenos criadores de conteúdo e ainda não ter um site publicado. Isso porque, durante o programa, eles criarão seu próprio site, terão mentorias com influenciadores e criadores de conteúdo, com quem aprenderão a usar as melhores ferramentas para monetizar e definir métricas de sucesso.
Entre outubro de 2022 e abril de 2023, os criadores selecionados receberão ainda um apoio financeiro individual de até R$ 9.000 ao longo do programa, conforme cumpram as etapas da iniciativa, além de suporte à saúde mental e de bem-estar por meio de iniciativas de integração propostas pela AfroSaúde – healthtech especializada em saúde mental de pessoas negras.
“Queremos fornecer aos criadores as ferramentas para dar vida às suas histórias na internet, ajudando a criar o próprio site e incentivando a produção de conteúdo mais representativo e de qualidade para o ecossistema da web e, consequentemente, para a própria Busca do Google”, diz Alex Bunning, gerente de parcerias estratégicas para a Busca do Google.
Durante o programa, especialistas de diferentes áreas vão ministrar cursos e darão consultorias a fim de estimular ainda mais a criatividade e o talento dos criadores. O embaixador da iniciativa será Spartakus Santiago, publicitário e apresentador da MTV, que acumula cinco anos de criação na internet e para grandes marcas.