O que é pior para você: alguém que joga a culpa por um erro para o colega da mesa ao lado? Ou aquele que tem maus hábitos na cozinha da empresa? Ou seria ainda a pessoa que falta com frequência e acaba impactando a rotina de todos do time com tarefas a mais?
Uma pesquisa Resume Lab, plataforma de currículos, elencou os piores comportamentos de um colega de trabalho. Depois, perguntou aos entrevistados o quanto esses comportamentos são inaceitáveis. Veja abaixo.
Conheça 9 hábitos ruins de um colega de trabalho
- Ausências frequentes – 27%
- Evitar o trabalho – 27%
- Modos ruins na cozinha – 26%
- Culpar os outros por seus próprios erros – 26%
- Interromper o trabalho dos outros – 25%
- Estar sempre atrasado – 25%
- Tomar o crédito pelo trabalho dos outros – 24%
- Microgerenciar as pessoas – 22%
- Passar as responsabilidades para outros – 20%
“Ausências frequentes e evitar o trabalho são as menos aceitáveis na realidade do trabalho. 27% dizem ser inaceitável ou de certa forma inaceitável chegar atrasado ao trabalho com frequência e fugir das tarefas navegando nas redes sociais ou fazendo compras online. Não é de surpreender, afinal, o trabalho precisa ser feito e, nessas situações, as responsabilidades geralmente recaem sobre outros membros da equipe”, analisa a Resume Lab em seu blog.
De acordo com a pesquisa, os incomodados não guardam segredo sobre a irritação: 84% dos entrevistados confrontaram colegas sobre seus péssimos comportamentos no local de trabalho. Um pouco menos, 79% levaram o caso diretamente ao gerente.
Veja também: 8 em cada 10 pessoas têm um péssimo colega de trabalho
Colegas irritantes a distância
Será que quem trabalha de forma remota está a salvo? Longe de um ambiente comum e de possíveis conflitos?
Bem, segundo essa pesquisa a resposta é não. Eles perguntaram aos entrevistados se os colegas são mais ou menos irritantes em um ambiente de trabalho remoto:
- 41% responderam que os colegas são menos irritantes
- 29% responderam que não há diferença
- 29% responderam que são mais irritantes
Em resumo, 58% dos entrevistados acham que seus colegas de trabalho ainda são péssimos seja trabalhando em casa ou no escritório.
Quer saber mais sobre a Economia Digital? Assine nossa newsletter gratuita
Quais hábitos te irritam mais quando se trata do relacionamento com colegas de trabalho remoto? Um colega que agenda muitas reuniões, aquele que nunca está presente ou quem envia muitos e-mails. “Atire a primeira pedra” quem nunca cometeu alguns dos comportamentos listados abaixo e irritou alguém. A pesquisa elencou os piores hábitos que um colega de trabalho pode ter e perguntou quanto esse comportamento é inaceitável.
- Recusar-se a aprender a usar tecnologia e ferramentas – 26%
- Responder com atrasos – 23%
- Colegas invisíveis que nunca estão presentes – 22%
- Agendar muitas reuniões – 21%
- Ligar ou enviar mensagens constantes pedindo algo – 20%
- Enviar e-mails demais – 20%
A pesquisa foi realizada com 1.038 entrevistados usando uma ferramenta personalizada de enquete online. A enquete ainda identificou o quanto as pessoas confrontam os colegas sobre determinadas atitudes, os piores hábitos dos colegas, se aqueles que estão remotos são tão ruins quanto os do escritório e qual o impacto dos profissionais infernais na produtividade. Veja a pesquisa completa aqui.