Analogias para referir-se ao Python não faltam: novo Excel, simples com o inglês, canivete suíço, soja da TI. Todo esse descritivo está muito ligado à sua natureza versátil e à grande variedade de projetos a que a linguagem de programação tem sido aplicada e, sim, com bons resultados. Se você conhece alguma linguagem e anda na dúvida sobre o que estudar como segunda opção, aqui listamos 9 boas razões para sua escolha ser Python. Se você não conhece nada de programação e pensa em iniciar-se nessa área, os mesmos motivos vão te inspirar, mas, sobretudo: a simplicidade do código, a alta demanda e os salários.
– Simples e fácil de aprender
Python é uma linguagem de programação relativamente simples de aprender, tanto é que muitos dizem que sua lógica lembra bastante a do aprendizado do idioma inglês, além de utilizar em seus parâmetros parte do inglês falado no cotidiano, o que facilita bastante a leitura do código. A lógica é assim: você praticamente diz ao computador o que você quer. Trata-se de uma linguagem expressiva, voltada à produtividade e que te permite criar soluções rapidamente. Pode perguntar para qualquer especialista no assunto, Python é fluído, limpo e com sintaxe bem simples. Tudo isso faz dessa linguagem a porta de entrada para quem quer se aventurar pelo mundo da programação.
– Versatilidade (múltiplas possibilidades)
A simplicidade do Python é tamanha que suscita até frases maldosas de algumas pessoas do mercado, dizendo que a linguagem não permite a execução de coisas complexas. Mas ledo engano. Você pode ir muito longe com Python já que ele carrega toda a potência necessária para você desenvolver o que quiser. É possível trabalhar em diversas frentes, o Python é praticamente a soja do mundo da tecnologia. Tanto é que você encontra essa linguagem em variados tipos de projetos e voltados para distintos ambientes, como dispositivos móveis e grandes servidores. Uma vez que você estuda e se aprofunda no tema, poderá trabalhar com desenvolvimento de game, inteligência artificial, ciência de dados e desenvolvimento web. Essa versatilidade, combinada com a simplicidade, dificilmente você encontrará em outra linguagem.
– Alta demanda
Facebook, Google, Amazon, Netflix, Dropbox, entre diversas outras empresas gigantes possuem projetos de tecnologia cuja base é Python. Além disso, como é fácil de usar, tem sido a linguagem mais considerada por empresas em estágios iniciais, as conhecidas startups. Então, não precisamos nem te explicar muito do porquê existe uma alta demanda por bons programadores nessa linguagem. Em uma busca rápida no LinkedIn, facilmente você encontra mais de 2 mil vagas que demandam conhecimento em Python.
– Open source
O fato de ser código aberto também facilitou bastante a popularização do Python. E o bom de ser open source é que te dá a possibilidade de aprender e entender todos os aspectos da linguagem.
– Disponibilidade de recursos
Existem mais de 125 mil bibliotecas terceiras de Python disponíveis atualmente, o que torna a linguagem ainda mais popular e acessível. Por essas bibliotecas e, também, pelo excelente material padrão que acompanha o Python, é bastante comum iniciar um projeto sem que você precise codificar muita coisa. Outro ponto interessante sobre a disponibilidade de recursos são as bibliotecas especializadas, que crescem muito, principalmente por uma necessidade da comunidade científica. Você facilmente encontrará materiais para ciência de dados, astronomia, desenvolvimento de games, entre outros.
– Grande comunidade
O fato de ser código aberto e possuir milhares de bibliotecas já dá uma dica de quão grande é a comunidade que gira em torno de Python. E por que isso é tão importante? Essas comunidades são de grande ajuda em qualquer estágio da carreira de um desenvolvedor. Se você está no início do processo de aprendizagem, pode usá-las para tirar dúvidas básicas ou mesmo pedir dicas de iniciação em projetos. Mas o grande valor é quando você já está atuando profissionalmente, está com um projeto supercomplexo e precisa consultar especialistas. Essa comunidade certamente trabalhará forte para te ajudar a encontrar o melhor caminho para solucionar o problema. Basta uma rápida busca que você encontrará centenas de comunidades espalhadas por redes sociais como Twitter e Facebook, além de portais com fóruns onde desenvolvedores com todo tipo de experiência estarão prontos para te ajudar em sua missão.
– Data Science
Se fosse para escolher uma entre muitas, essa já seria uma grande motivação para estudar e ir a fundo na linguagem Python. Ciência de dados já foi chamada de profissão do futuro, de emprego mais sexy, entre outros adjetivos. Mas o fato é que a demanda por cientista de dados só cresce, nas mais variadas indústrias, e Python tem sido a linguagem preferida para atuar nesse ambiente. Entre as razões pela escolha de Python está a variedade de bibliotecas disponíveis sobre o tema, o que facilita seu uso, como a PyBrain, Numpy, entre outras.
– Desenvolvimento Web
Pense na criação de algo para web em PHP (se você conhece um pouco de programação). Tarefas que você levaria algumas horas, são desenvolvidas em poucos minutos utilizando Python. Essa facilidade é traduzida também na ampla disponibilidade de bibliotecas e frameworks, como Django e Flask, que facilita ainda mais o trabalho de qualquer desenvolvedor web.
– Salário
A demanda por desenvolvedores Python é alta e a tendência é que cresça ainda mais. Quando isso acontece a lei de mercado prevalece e os salários começam a subir. Em média, um desenvolvedor Python em início de carreira pode ganhar R$ 4 mil, mas os ganhos podem facilmente ultrapassar os R$ 7 mil.
Confira também os cursos do Eu Capacito relacionados a Python:
- O que é Python
- Dê seus primeiros passos com Python
- Programação orientada a objeto em Python
- Curso de Python – do básico ao avançado
- Crie soluções de IA com o Azure Machine Learning