COLEGA DE TRABALHO

8 em cada 10 pessoas têm um péssimo colega de trabalho

De acordo com pesquisa, 8 em cada 10 entrevistados afirmam conviver com um péssimo colega de trabalho.

Redação

4 de maio de 2023

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O quanto as suas atividades rotineiras no trabalho dependem de um colega de trabalho? Quantas reuniões por semana você faz com membros da sua equipe ou de outros departamentos? Mesmo em tempos de trabalho remoto e híbrido, é difícil passar incólume de uma interação mínima com a pessoa que trabalha ao lado nem que seja do outro lado da tela.

Uma pesquisa da Resume Lab, plataforma de currículos, mostrou que 93% dos respondentes gostam dos colegas de trabalho de uma maneira geral. O porém dessa história é que 8 em cada 10 entrevistados afirmam conviver com um péssimo colega de trabalho. A reação dos incomodados é evitar o profissional em questão: 89% afirmam que evitam seu péssimo colega de trabalho.

A pesquisa também identificou a frequência em que o “chato de plantão” resolve incomodar:

33% responderam uma vez por semana
24% responderam algumas vezes por semana
22% todo dia
12% algumas vezes no mês
7% uma vez por mês
1% algumas vezes por ano

“Mantenham-se firmes, aqueles que precisam lidar diariamente com péssimos colegas de trabalho.Espero que todos saibam como lidar com personalidades e comportamentos tóxicos. Caso não saiba, deixe-me te dizer: evite a pessoa. E, na verdade, este é um dos métodos recomendados por muitos. Por exemplo, Michael Houseman e Dylan Minor, em seu artigo para a Harvard Business Review”, aconselha a Resume Lab em seu blog.

Perfil do chato


Quem é esse chato? A primeira conclusão é que o perfil é democrático. Ele está em quase todas as faixas etárias, independe de gênero, experiência ou geração. Ou seja, quase todo mundo tem um péssimo colega de trabalho, mas já parou para pensar que você pode ser o “chato” de alguém?

Vamos ao perfil do péssimo colega de trabalho:

  • Quem tem mais de 11 anos de experiência foi menos propenso a dizer que tinha péssimos colegas de trabalho, 68%.
  • Entre aqueles com 6 a 10 anos de experiência, 87% relataram ter péssimos colegas de trabalho.
  • Empresas com 51 a 200 funcionários parecem ter a maior proporção de colegas irritantes, 83%.
  • Enquanto apenas 73% dos entrevistados que trabalham para empresas maiores com 501 funcionários ou mais admitem ter péssimos colegas.
  • Homens têm mais colegas horríveis do que mulheres, 83% contra 77%.
  • Homens também são mais irritantes que mulheres, 41% contra 39%. Ao mesmo tempo, vale ressaltar que para 20% o gênero não faz diferença.


Entre gerações, 43% consideram os millenials ou geração Y, foram classificados como os colegas mais irritantes. Lembrando que eles são 50% da força de trabalho atualmente.

  • 34% escolheram a geração X.
  • 18% apontaram o dedo para a geração Z.
  • 5% escolheram os Boomers, o que não é surpresa, pois há cada vez menos deles trabalhando,


Veja também: AS REUNIÕES AMEAÇAM A SUA PRODUTIVIDADE ? PARA MAIORIA, SIM

Comportamentos inaceitáveis

E o que o péssimo colega de trabalho faz para se tornar essa pessoa indesejável? Bem, a pesquisa mapeou com a ajuda dos entrevistados as piores características que o “chato de plantão” pode ter no ambiente do trabalho e o quanto esses comportamentos são inaceitáveis.

  • Ter uma atitude negativa em relação a tudo – 27%
  • Ser fofoqueiro – 27%
  • Ser barulhento – 24%
  • Mentir ou “contar histórias”– 24%
  • Ser autoritário ou arrogante – 24%
  • Ficar intimidando os outros – 24%
  • Compartilhar informações privadas em excesso – 22%
  • Reclamar de tudo – 22%
  • Falta de higiene pessoal – 21%
  • Ser um sabe-tudo – 18%

A pesquisa foi realizada com 1.038 entrevistados usando uma ferramenta personalizada de enquete online. A enquete ainda identificou o quanto as pessoas confrontam os colegas sobre determinadas atitudes, os piores hábitos dos colegas, se aqueles que estão remotos são tão ruins quanto os do escritório e qual o impacto dos profissionais infernais na produtividade. Veja a pesquisa completa aqui.

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