Uma representação artística de inteligência artificial e redes neurais. À esquerda, fluxos de dados coloridos (azul, rosa e amarelo) conectam-se a uma matriz de pontos iluminados e números binários (0s e 1s) à direita. Linhas brilhantes simbolizam a transmissão de dados por meio de uma rede interligada, com um fundo azul escuro que reforça o tema tecnológico e futurista.

5 skills do profissional de tecnologia do futuro

Especialista do Inatel aponta para as skills técnicas e comportamentais que faz a diferença na hora da contratação

Redação

22 de janeiro de 2025

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O avanço da tecnologia gerou uma necessidade crescente por especialistas capacitados que saibam ir além das habilidades técnicas (hard skills) e consigam integrar seus conhecimentos com talentos comportamentais (soft skills).

De acordo com Guilherme Marcondes, vice-diretor e pró-diretor de Graduação do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, o profissional ideal de tecnologia além de codificar ou interpretar dados, possui habilidade de comunicar suas ideias de forma clara e trabalhar de forma colaborativa em equipes multidisciplinares.

“Empresas buscam pessoas que saibam conectar a solução técnica ao contexto do negócio. A habilidade de traduzir código em estratégia faz toda a diferença”, explica.

Apenas em 2024, foram criados cerca de 48 mil novos postos de trabalho no setor de tecnologia, que oferece uma remuneração média 2,5 vezes superior à média nacional. ‘‘Sendo uma área em constante crescimento e com forte competitividade, é necessário focar nas competências certas para conquistar o mercado de trabalho’’, enfatiza Marcondes.

Nesse contexto, o vice-diretor do Inatel listou cinco competências essenciais para os profissionais do futuro:

1. Programação e resolução de problemas

Dominar linguagens de programação como Python, Java e C++ é essencial, mas saber como aplicar esse conhecimento para resolver problemas reais é o que importa. A capacidade de analisar cenários complexos e desenvolver soluções eficientes é altamente valorizada. “O código precisa servir a um propósito. Entender o problema e oferecer soluções criativas é o que transforma um bom desenvolvedor em um excelente profissional”, afirma.

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2. Análise de dados e tomada de decisões

Além disso, com o crescimento da big data, pessoas que sabem coletar, interpretar e aplicar dados estão ganhando espaço. No entanto, é preciso ir além dos números e desenvolver a capacidade de tomar decisões informadas e comunicar resultados de maneira acessível é essencial. “Os dados só têm valor quando se tornam insights aplicáveis. Profissionais que conseguem transformar informação em estratégia são os mais requisitados”, ressalta Marcondes.

3. Inteligência Artificial e pensamento crítico

Outros conhecimentos em alta incluem machine learning e inteligência artificial, mas a habilidade de questionar resultados e compreender os limites dessas tecnologias é igualmente relevante. “Pensamento crítico permite avaliar soluções de IA de forma responsável e ética. Não basta aplicar um modelo, é essencial entender seus impactos e limitações”, destaca o vice-diretor.

4. Comunicação e trabalho em equipe

A tecnologia é um trabalho coletivo. Saber comunicar ideias e colaborar com profissionais de diferentes áreas é fundamental. Projetos de tecnologia bem-sucedidos dependem de equipes capazes de dialogar e integrar diferentes perspectivas, tornando a comunicação e a colaboração habilidades indispensáveis.

5. Adaptabilidade e liderança

Além disso, Marcondes observa que a capacidade de adaptação às mudanças e a aptidão para assumir papéis de liderança em momentos desafiadores são diferenciais importantes. “As empresas procuram profissionais proativos, capazes de liderar iniciativas e inspirar equipes em cenários de incerteza. Liderança não significa apenas ocupar cargos de chefia, mas assumir a iniciativa de guiar soluções em momentos decisivos”, conclui.

Desenvolva essas habilidades, combinando soft e hard skills, em um de nossos cursos.

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