Pesquisa VII Estudo Global sobre o uso da tecnologia na educação – relatório Brasil 2022, realizada com o apoio do Ministério da Educação (MEC), apontou que mais de 80% dos professores relataram utilizar algum tipo de tecnologia em sala de aula. O levantamento foi realizado em abril deste ano e ouviu 43 mil profissionais.
Essa evolução reflete a crescente presença da tecnologia em nossa sociedade e deve fazer parte da rotina educacional desde a infância. Dos recursos interativos e dinâmicos que engajam os alunos, tornando o aprendizado mais atrativo e eficaz, à praticidade e possibilidades que oferece aos professores, esses produtos ou serviços devem transformar cada vez mais o ambiente escolar.
Liliane Fernanda Ferreira, diretora da B2G, distribuidora da marca Quinyx, avalia que, ao usar ferramentas digitais em sala de aula, além de proporcionar acesso a uma ampla gama de informações e materiais educacionais, enriquece o conteúdo. “Os educadores podem adaptar o ensino às necessidades individuais dos alunos, promovendo uma educação mais personalizada e preparando-os para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais tecnológico”, observa.
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Outro ponto que potencializa o aprendizado é o estímulo ao trabalho em equipe e atividades colaborativas que são adaptáveis para diferentes idades, garantindo que alunos de todas as faixas etárias possam se desenvolver juntos.
Apesar das vantagens, a profissional explica a importância de entender o contexto de cada instituição e ter muito claro quais os objetivos. “Elencar ferramentas digitais por ordem de importância ou preferência pode variar dependendo das necessidades e contextos específicos de cada professor, da abordagem pedagógica e das metas educacionais”, observa.
Entre as ferramentas digitais frequentemente valorizadas por sua utilidade educacional, a profissional destaca as plataformas abaixo.
Conheça 5 ferramentas digitais para usar na sala de aula:
Lousa Interativa: facilita a interação e o compartilhamento de conteúdo visual em tempo real, com uso de recursos multimídia, por exemplo.
Plataforma de Gestão de Aprendizagem (LMS): a principal vantagem da ferramenta é oferecer um ambiente online para organizar conteúdo, tarefas, avaliações e comunicações. Entre as opções, o professor pode criar espaços virtuais de aprendizado, promovendo a colaboração e o monitoramento do progresso dos alunos.
Ferramentas de Criação de Conteúdo Interativo: com elas, os professores podem desenvolver materiais didáticos personalizados, como quizzes, jogos educativos e apresentações interativas, adaptando o conteúdo ao seu ritmo de aprendizado.
Mesinha Digital: a ferramenta proporciona um ambiente de aprendizado interativo e imersivo para os alunos ao combinar recursos educativos e interatividade facilitando a compreensão dos conceitos.
Display Interativo: ela transforma a sala de aula em um espaço colaborativo, permitindo que o conteúdo seja manipulado diretamente na tela.