metas de 2023

5 dicas para traçar e cumprir metas em 2023

Coach elenca dicas para se organizar e traçar metas que podem ser cumpridas ao longo do ano

Redação

20 de dezembro de 2022

COMPARTILHE

Fim de ano é um momento de reflexão, de comemorar as conquistas, compreender as frustrações e olhar para frente na reformulação de novos objetivos. Mas para que as novas metas não virem uma grande frustração no futuro, é preciso ser realista, olhar para si mesmo com empatia e acolher as suas dificuldades. É o que aconselha Cândida Semensato, presidente da ICF – International Coaching Federation Brasil, organização global e independente de acreditação e validação profissional, presente em 140 países, com mais de 50 mil membros, elenca quatro dicas importantes.

A especialista elenca 5 dicas para elaborar as metas de 2023:

  • Separe objetivos

Primeiramente, separe os objetivos de vida pessoal e profissional. Ninguém melhor do que você para saber o que mais lhe incomodou no último ano, do que mais sentiu falta: fazer um curso de idiomas? Passar mais tempo de qualidade com a família?

  • Faça metas factíveis

Saiba definir metas factíveis, que podem ser cumpridas em um determinado período. No lugar de escolher ser fluente em um idioma, estabeleça um cronograma assertivo: matricule-se em um mês, inicie um intensivo e conclua em até 3 meses, por exemplo.

  • Acompanhe as metas com dados

Tenha sempre em mãos indicadores, tanto os positivos, para reforçar todas as conquistas, como também os pontos que precisam ser melhorados: retomar um projeto que foi pausado, se esforçar mais em uma atividade, etc. O ideal é criar lembretes, que podem ser semanais, mensais, para que se acompanhe de perto a evolução dos projetos.

  • Reavalie as metas

Se o objetivo é chegar ao fim do próximo ano com as metas cumpridas, é válido parar, no início do segundo semestre e reavaliar o que de fato avançou. Esse movimento servirá para, se necessário, colocar metas e prazos diferentes, de acordo com as suas demandas e realidade. Também é fundamental para evitar frustrações, caso algo não saia como o planejado.

  • Seja gentil com você

Não esqueça também que, mesmo que as metas não tenham sido alcançadas, ou não da forma como se esperava, é sempre possível recomeçar, planejar novos objetivos e ir em busca do mesmo sucesso, só que de formas diferentes, com novas visões e expandindo as perspectivas. Seja gentil com você.

TAGS:
gerenciamentoplanejamentoprofissõesqualidade de vidasaúde mentalsoft skills

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta