Como aplicar a gamificação na sala de aula?

20 de outubro de 2021
gamificação nas aulas

A gamificação nas aulas é uma técnica que vem sendo cada vez mais adotada por professores. Por isso, aproveitamos o retorno das aulas presenciais para trazer  mais de informações sobre essa ferramenta.

Essa ferramenta tem despertado a curiosidade de educadores e se demonstra muito eficiente na melhoria do processo de aprendizagem nos mais diferentes momentos da vida escolar.

Neste artigo, você entenderá o que é a gamificação, como os professores aplicam esta gamificação nas aulas e quais os outros setores que podem aplicar a gamificação

O que é gamificação?

A gamificação é a técnica de utilizar elementos de jogos em situações e momentos que pedem por mais engajamento e atenção, porém, com leveza.

Assim, é comum ser aplicada como estratégias para aumentar o envolvimento de alunos em sala de aula, clientes com um negócio, equipes para cooperação em negócios, entre outros.

A gamificação serve para incentivar o aluno a utilizar suas habilidades de jogo, mas não para ganhar o jogo em si, e sim para resolver algum problema ou até mesmo criar um negócio.

Quer ficar por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito

Como aplicar a gamificação nas aulas

Trazer gamificação para o processo de aprendizagem é uma forma de fortalecer o vínculo com os alunos no contexto de um mundo cada vez mais digitalizado. Por isso, usar técnicas do universo dos games para tornar esse processo mais lúdico e prazeroso se tornou uma tendência.

Afinal, a ludicidade é poderosa na conquista e encantamento de alunos. Com a modernização das técnicas, a aprendizagem pode se tornar cada vez mais encantadora.

1. Utilizar a técnica de storytelling

Uma boa indicação de como aplicar a gamificação nas aulas é investir na narração de histórias que envolvam emocionalmente os alunos, ou seja, storytelling.

Contar histórias serve para contextualizar o aluno dentro de uma determinada disciplina, ou seja, essa técnica de gamificação ajuda a despertar o interesse do aluno e melhora o processo de aprendizagem.

2. Criar avatares

Os avatares são os personagens utilizados nos jogos digitais.

Eles servem para situar o aluno dentro da atividade. Com isso, ele se concentrará e se contextualizará muito mais do que se estivesse apenas participando em 3º pessoa.

3. Definir desafios e missões

Uma outra ação importante que os professores utilizam na gamificação dentro do ensino é criar desafios e missões sempre relacionado à atividade a fim de gerar bastante motivação.

Não há nada como a motivação de vencer um desafio, não é mesmo? Sem contar no quão satisfatório é para nosso cérebro quando damos check em alguma tarefa ou demanda.

4. Oferecer recompensas como parte da gamificação nas aulas 

Esse momento serve para os professores e orientadores darem feedbacks sobre o que estão fazendo, assim como para recompensá-los pelo ótimo desempenho de cada estudante.

Para cada conquista na atividade o aluno pode receber uma recompensa como  uma medalha, um adesivo ou qualquer outro tipo de bonificação. Afinal, esses pequenos reconhecimentos tem poder de motivar e incentivar as pessoas.

Aplicar as técnicas de gamificação nas aulas é uma tendência que permite explorar ainda mais ludicidade no processo de aprendizagem e conquistar a atenção e dedicação dos alunos.

 Gamificação nas empresas

Algumas empresas famosas já aplicam técnicas de gamificação  como o Google, Microsoft, Deloitte, Tripadvisor entre outras.

Dentro das empresas não é tão diferente quanto no meio educacional, pode-se criar um jogo de perguntas e respostas, de quiz interativo ou até mesmo um brainstorm para desenvolver novos produtos, serviços ou solucionar problemas.

A pontuação pode levar a recompensas e, melhor, neste caso as recompensas podem ser reais. Assim, é comum oferecer bolsas de estudos, bonificações em dinheiro, ou até mesmo viagens corporativas.

Outra forma interessante de utilizar a gamificação é mensurar o trabalho, ou seja, estabelecendo KPI’s que atendam as necessidades da empresa é possível entender o desempenho de determinado colaborador.

Assim, seja no processo de aprendizagem dentro da sala de aula ou no envolvimento de colaboradores, clientes e outros públicos corporativos, a gamificação é uma poderosa ferramenta de apoio.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre a aplicação dessas técnicas, veja o artigo que escrevemos sobre os setores que mais aplicam a gamificação.

O Eu Capacito disponibiliza uma diversidade de cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades.

Confira nossa lista de cursos clicando aqui.