Fluência Digital: entenda como ela pode impactar sua carreira

Fluência Digital

Já pensou como a fluência digital está impactando as nossas vidas ultimamente?

A tecnologia é essencial em diversos campos, como Educação, Saúde, entre outros setores.

Fluência digital é algo cada vez mais necessário para empresas que desejam ser capazes de oferecer soluções digitais para seus clientes e colaboradores.

O que é fluência digital?

O termo está relacionado com a capacidade de proporcionar tecnologias avançadas cada vez mais eficientes.

A fluência digital é a transformação que acontece no mundo e nas empresas e que afeta as nossas vidas diariamente. 

Ela é considerada um processo contínuo, no qual as tecnologias estão em constante desenvolvimento e renovação. 

As pessoas com o domínio nessa área podem usar as tecnologias para solucionar problemas reais. 

Atualmente vivemos em uma sociedade da informação, na qual promovemos a inovação tecnológica com o intuito de tornar os processos mais ágeis e eficientes.

Por isso, a fluência digital proporciona ferramentas, conceitos e novidades no meio digital. 

Vale ressaltar que a fluência digital possibilita ferramentas mais tecnológicas, capazes de otimizar processos e aumentar a produtividade dos colaboradores nas empresas. 

Além de  facilitar o gerenciamento das atividades. 

 Ela também proporciona melhorias com o teletrabalho, também chamado de  home office.

O impacto da fluência digital está sendo significativo, pois empresas pequenas têm a oportunidade de aplicar tecnologias para promover os negócios e tornar o mercado mais competitivo. 

Os profissionais também devem desenvolver novas habilidades, pois a tecnologia está em constante mudanças e pode colaborar para que os gestores tornem suas carreiras mais duradouras através de estratégias tecnológicas.

Como pode impactar sua carreira

Podemos observar o impacto da fluência digital na Educação, por exemplo. No último ano, por conta da pandemia causada pela COVID-19, as aulas tiveram que ser suspensas e com isso escolas recorreram à prática de ensino à distância (EAD).

A tecnologia que permite o EAD é uma velha conhecidas, mas, ainda assim, as escolas e universidades precisaram de uma nova adaptação  para tornar o conteúdo acessível para todos os alunos.

Essa competência está associada também com outros segmentos.

Empresas que investem em fluência digital tornam os processos mais ágeis e aumentam a produtividade dos colaboradores. Por sua vez, profissionais que apostam no desenvolvimento e emprego de novas tecnologias no trabalho acabam se destacando entre os demais.  

Esse tema envolve os profissionais como gestores operacionais e aqueles que planejam as decisões e processos da empresa, pois eles podem influenciar na adoção de tecnologias inovadoras.

Ao aplicar a estratégia, os colaboradores de uma empresa aproveitam mais os recursos e a transformação digital. Diversos sistemas podem ser aplicados para a automação de processos e trazer resultados consistentes. 

Portanto, o primeiro passo é entender como adotar a fluência digital na empresa, inserindo novos conceitos e ferramentas, além de buscar a curiosidade para experimentar e verificar os resultados conquistados por meio desse conceito.

Os benefícios para sua empresa

A empresa pode se beneficiar com tecnologias como: armazenamento na nuvem, inteligência artificial, big data, internet das coisas e outras. 

O processo de digitalização é um aspecto fundamental para crescer.

Diante dos avanços tecnológicos, o gestor deve buscar, se possível, adaptar a empresa aos novos processos de digitalização. 

A fluência digital deve ser adotada pelos gestores para aumentar a produtividade. 

Além disso, o processo é grande aliado dos gestores, pois permite soluções mais criativas e oportunidades na carreira.

Os profissionais devem buscar conhecimento na área regularmente, pois, como sabemos, tecnologias estão em constante evolução. 

Cada gestor precisa observar o seu setor e avaliar como está a fluência digital e como aprimorar.

É possível mapear as forças e fraquezas e aplicar estratégias que vão influenciar a melhoria dos processos.

Dessa forma, a fluência digital se torna parte do processo de digitalização dos negócios. Trazendo diversos benefícios para os gestores e toda a equipe.

Para entender mais sobre o assunto, você pode buscar como os do Eu Capacito.

A plataforma fornece dezenas de cursos gratuitos, inclusive sobre fluência digital, para aprender ferramentas, conceitos e novidades no meio digital. 

É possível encontrar cursos como:

As possibilidades para aplicar e crescer com fluência digital são enormes.

É só clicar aqui, escolher um curso e se inscrever!