As ferramentas mais usadas por gestores de projetos mostram que a tecnologia vem sendo cada vez mais usada para organizar projetos e manter a eficiência nos trabalhos. Principalmente por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus.
O fluxo do trabalho passou a ser organizado de casa, o que fez com que a adoção de ferramentas de gestão de projetos crescesse significativamente nos últimos meses.
A gestão de planejamento impulsiona novas iniciativas dentro da empresa e estratégias mais assertivas.
5 ferramentas mais utilizadas por gestores de projetos
Atualmente, gerenciar projetos se tornou algo mais fácil e acessível para todos os profissionais com as ferramentas específicas para auxiliar na organização e manter a eficiência dos setores.
O gerente de projetos deve ser capaz de ter uma visão ampla sobre a empresa e cada setor, afinal, esse profissional é quem pensa em estratégias e desenvolve projetos que possam alinhar as equipes de diferentes áreas e manter um fluxo de trabalho.
Para entender mais as atividades do gerente de projetos e quanto esses profissionais ganham, basta acessar o artigo “o que é um gerente de projetos”.
Mas, para manter a eficiência, os gestores de projetos precisam ter capacidade para liderar, visto que auxiliam em diferentes áreas da empresa.
Saiba como é possível manter a organização e planejamento com essas 5 ferramentas mais utilizadas para gestores de projetos.
Quer ficar por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito
1 – Microsoft Project é a ferramentas mais usada por gestores de projetos
A ferramenta da Microsoft Project é conhecida também como MS Project, que foca no Project Management Office (PMO). Assim, ela é responsável por manter os padrões de gerenciamento da empresa para controlar e executar tudo que foi planejado.
Você pode utilizar essa ferramenta, independentemente do tamanho ou segmento do seu negócio.
Por ser da Microsoft, a interface segue o padrão do Excel, Pacote Office etc. Assim, o gerente de projetos pode organizar e estruturar um fluxograma de projetos seguindo os modelos disponíveis.
Além disso, para quem tiver interesse em aprender sobre a ferramenta, no curso “Torne-se um gestor de projeto”, o usuário aprender sobre o Microsoft Project, fundamentos de gestão de projetos, gerenciamento de cronogramas de projetos, gestão de equipes e todos os fundamentos de Gestão de Projetos.
2 – Artia
Em segundo lugar entre as ferramentas mais usadas por gestores de projetos está a ferramenta Artia, um software de gestão de projetos, tarefas e equipes, sendo uma das mais completas da lista. Ela possibilita criar cronogramas, tarefas, apontamento de horas, indicadores de projetos, entre outros.
Além disso, a plataforma utiliza a técnica de Pomodoro para a gestão de projetos, permitindo que o profissional tenha um ciclo de trabalho de 25 minutos com um intervalo de 5 minutos para aumentar a produtividade.
Outro ponto importante é que a ferramenta conta com 4 versões de planos disponíveis, inclusive um gratuito, com limite de participantes e espaço de armazenamento, desenvolvida para atender os gerentes de projetos para ter um planejamento e organização mais eficiente.
3 – Jira
Jira é um software de gerenciamento de projetos com capacidade de administrar diferentes equipes e fluxos de trabalho.
O aplicativo possibilita gerenciar a parte operacional com as tarefas e prazos.
Os gerentes de projetos usam o Jira para agrupar as atividades podendo criar subtarefas para serem atribuídas e divididas entre colaboradores. Além de conseguir gerar relatórios sobre o desempenho da equipe.
Entretanto, o Jira não possui uma versão gratuita, é exclusivamente pago e o valor pode mudar de acordo com a quantidade de profissionais e usuários. Por isso, vale ressaltar a importância de entender como funciona cada ferramenta antes de escolher a sua.
4 – Bitrix24
Essa ferramenta é destaque entre ferramentas mais usadas por gestores de projetos, pois facilita a gestão do trabalho remoto. Afinal, ela possibilita realizar vídeos chamadas, chat em grupo, gerenciar documentos e realizar a distribuição de tarefas. Além de oferecer uma solução de CRM de forma gratuita.
A plataforma possui cerca de 30 funcionalidades, dando mais liberdade para o gestor de projetos poder organizar cada estratégia. Assim, tem suporte para marketing, CRM, gráficos Gantt, criação de site, entre outros.
O Bitrix24 é a ferramenta ideal para distribuir a carga horária de cada projeto e dividir para os profissionais, o que gera mais eficiência e organização, permitindo uma previsão da data de finalização do projeto.
5 – GanttPro
O GanttPro é um software baseado em gráficos de Gantt, que é usado para facilitar a visualização do andamento e conclusão de etapas em um projeto.
A ferramenta auxilia na aplicação de alguns conjuntos do método Agile, como agendar tarefas distribuindo as prioridades, separar as atividades etc.
Com o GanttPro é possível analisar os caminhos para acelerar as entregas e rastrear o progresso do projeto.
Cada profissional pode adaptar algumas funções da ferramenta para atender as necessidades e demandas específicas.
O GanttPro serve para gerenciar os projetos, mas apenas no sistema operacional, não fica armazenado na nuvem, o que pode dificultar o acesso de todos os colaboradores a plataforma.
Esses são apenas algumas plataformas que podem auxiliar no gerenciamento dos projetos.
Porém, cabe ao profissional escolher a melhor que atende suas necessidades. Afinal, você pode escolher entre outras ferramentas como Asana, Trello, Wrike, Podio, Operand etc.
O Eu Capacito disponibiliza uma diversidade de cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades. Confira nossa lista de cursos clicando aqui.