Conheça as 5 fases do design thinking

16 de dezembro de 2021
design thinking

Conhecer as 5 fases do Design Thinking permite dar os primeiros passos para a criação de soluções inovadoras para problemas comuns.

Design Thinking pode ser definido como o processo de pensamento criativo utilizado para influenciar a tomada de decisões dos clientes. 

Existem 5 fases do processo de design thinking importantes para a delimitação da atuação de cada pessoa e para a criação de processo assertivos.

Saiba quais são as 5 fases do design thinking, conteúdo em curso grátis oferecido pela IBM no Eu Capacito

5 fases do design thinking

1 – Imersão

A primeira etapa da abordagem do design thinking é a imersão. Nela, o design terá que buscar o entendimento e compreensão dos elementos para solucionar o problema de forma criativa.

Assim, nesta etapa, o profissional busca referências sobre o tema para relacionar com os problemas e buscar soluções criativas.

Um dos objetivos da imersão é buscar entender o problema de uma forma empática. 

2 – Análise e Síntese

Outra etapa é a análise dos detalhes referente ao problema que precisa ser resolvido. Dessa forma, ela separa os públicos, suas necessidades, entre outros.

A análise avaliará todos os dados coletados elaborando uma estratégia.

É nessa etapa que o design fará o planejamento das ações necessárias para influenciar o cliente na tomada de decisão e trazer resultados mais eficientes. 

Quer ficar por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito

3 – Ideação 

Nessa terceira etapa, o profissional começará a coletar ideias após entender sobre o problema e fazer a análise.

É na fase da ideação que desenvolvemos ideias para problemas específicos e voltados ao público segmentado. 

Por fim, essa é uma das etapas que envolve todas as pessoas que fazem parte do projeto para chegar em diferentes resultados com várias perspectivas sobre o mesmo problema. 

4 – Prototipagem e teste

Após os passos listados, nessa etapa terá que realizar a prototipagem das soluções que foram listadas para o problema.  Dessa forma, os testes vão ser mais eficientes e trazer resultados significativos para a empresa. 

5 – Implementação 

Por fim, a implementação, em que o profissional usará tudo que foi estudado, documentado e criado, para colocar em prática a solução do problema de modo assertivo, aplicando tudo que foi planejado. 

Como aplicar o Design Thinking nas empresas

A metodologia é utilizada para fazer com que as pessoas possam pensar de forma criativa para resolver os problemas de um modo inovador.

Aplicar o Design Thinking nas empresas possibilita o debate entre a equipe para compartilhar ideias. 

Com um grupo buscando soluções para o problema, a empresa consegue chegar em diferentes resultados com várias perspectivas sobre o mesmo problema, podendo ser o grande diferencial para sua empresa.

Para iniciar a metodologia na sua empresa é importante ter um ambiente que seja capaz de receber a equipe e que todos estejam prontos para compartilharem suas ideias.

Assim, a intenção de aplicar o design thinking é poder inovar o ambiente, assim como, trazer soluções criativas e motivar a confiança entre os colaboradores.

As 5 fases do design thinking são essenciais para implementar estratégias de forma assertiva. 

Empresas de pequeno, médio e grande porte estão adotando o design thinking para ter diferentes perspectivas e ideias inovadoras para o seu negócio.

Tal metodologia pode mudar o rumo dos negócios da sua empresa e lançar produtos e serviços inovadores. 

Ferramentas utilizadas no design thinking

Utilizamos ferramentas que auxiliam em todas as fases do design thinking.

Por exemplo, a pesquisa desk cria vários temas relacionados ao problema em questão.

Outra ferramenta eficiente para sua empresa é o mapa de empatia. Com ele, você consegue trabalhar e estruturar o conhecimento, responder às perguntas relacionadas aos perfis de clientes e entender o comportamento deste público para, assim, realizar a tomada de decisão. 

Entretanto, tudo depende se a empresa tem um ambiente apropriado para trabalhar o design thinking. Afinal, vão ser diversas opiniões e visões diferentes para resolver problemas. 

Por isso, não basta ter as ferramentas, é necessário adequar toda a empresa para a nova forma de resolver problemas de um modo criativo e assertivo.

Além disso, toda a equipe deve se reunir para discutir ideias. 

O objetivo é que a empresa proporcione um ambiente confortável para que o colaborador possa expor suas ideias sem nenhum tipo de crítica ou julgamento. Pois, todos os colaboradores estão trabalhando com o mesmo propósito.

No curso gratuito da IBM disponível no Eu CapacitoDesign Thiking  – Primeiros Passos– você vai entender mais sobre a metodologia e sua importância para todos, independentemente do campo de atuação, e como utilizar o design thinking.

Empresas como IBM, Google, Apple e Netflix utilizam bastante as metodologia do design thinking.

O design thinking vem transformando o digital e sendo aplicado em diversas startups.

O Eu Capacito disponibiliza uma diversidade de cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades. 

Confira nossa lista de cursos clicando aqui.