google

Dia Internacional da Mulher: conheça 7 startups de empreendedoras

Empreendedoras têm ganhado mais espaço e destaque dentro de universo de maioria masculina

Redação

7 de março de 2024

COMPARTILHE

No universo empresarial, predominantemente dominado pelo sexo masculino, o cenário vem se transformando, de modo que progressivamente as empreendedoras ganham espaço e destaque dentro de seus negócios. Em 2022, no 3º trimestre do ano, o Brasil alcançou a notável marca de 10,3 milhões de mulheres donas de empresas, segundo estudo feito pelo Sebrae, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE. O número, no entanto, representa apenas 34,8% do total de negócios do país.

Diante desse contexto, a fim de estimular o mercado empreendedor feminino, conheça sete empresas fundadas e chefiadas por mulheres:

Marias S/A
Fundada por Aline Yamada, a Marias S/A é uma plataforma de educação e treinamentos no mercado de inovação, tecnologia e ciência, que visa transformar a vida de mulheres por meio da capacitação. Em um ecossistema de apoio, capacitação, networking e de seleção humanizada, a edtech já realizou cerca de 500 horas de mentoria e capacitação, impactando mais de 1.000 mulheres. Além das consultorias oferecidas por meio do sistema, a Marias S/A conta com diversos parceiros e, a partir daí, consegue indicar profissionais do seu banco de talentos para vagas disponíveis nessas instituições.

AZ Marias
Criada por Cíntia Maria Félix em 2015, AZ Marias nasceu da insatisfação com a indústria fashion, que não produz modelagens para o corpo da “mulher real”, sobretudo a mulher negra. As criações dialogam streetwear e moda afro, unindo ancestralidade africana e estilo urbano. Com a produção preocupada com o impacto social e ambiental, todas as peças, além de modelagem e estilos únicos, são produzidas com números limitados, garantindo exclusividade dos cabedais. Outro alvo da empresa é a diminuição de resíduo gerado pela indústria têxtil, por isso a compra de matéria prima foca em resíduo ou descarte, seja de grandes marcas ou de fábricas têxteis. A startup também foi graduada pelo InovAtiva de Impacto em 2023.

Central 12
Fundada por Jeanny Bavaresco e Letícia Caroline Méo, a Central 12 ajuda empresas de bens de consumo (B2C e B2B2C) a transformar as iniciativas de sustentabilidade da cadeia de produção e de seus produtos em valor para seus stakeholders. Nesse sentido, por meio de informação padronizada, acessível e confiável, disponibilizada em um Rótulo Digital, qualifica os dados, baseando-se em normas globais sobre comunicação de sustentabilidade e transparência e prevenindo o greenwashing. Além disso, consolida o que pesquisas apontam como informações relevantes para o consumidor sobre as práticas mais sustentáveis das empresas. Em 2022, a startup foi selecionada pela Future Female Business School para fazer parte de seu programa, promovido em parceria com a UK-Brazil Tech Hub. Em 2023, participou do Empreendedoras Tech, programa desenvolvido pelo ENAP em parceria com o MDIC, para fortalecer projetos ou empresas de micro e pequeno porte de base tecnológica lideradas por mulheres, e do InovAtiva de Impacto.

NAtiva – Ativos do Brasil
Fundada por Renata Mendes, Jéssica Leiras e Elita Sciomulheres, a NAtiva desenvolve soluções inovadoras endereçadas à saúde e bem estar, a partir dos ativos da biodiversidade brasileira. Com marcos pioneiros, a startup vem atuando em codesencolvimento no escalonamento do NTV01 com uma indústria farmacêutica referência em inovação, além de atuar na construção de sua plataforma que contém um banco de dados e insumos vegetais focado na otimização da descoberta de novos bioativos. Ainda, a NAtiva busca estabelecer parcerias, conexões e colaborações que permitam comprovar o valor da floresta, promovendo a restauração e conservação da biodiversidade, alinhando as práticas ESG ao fortalecimento da bioeconomia.

As fundadoras, três mulheres cientistas e empreendedoras, que trabalham há mais de 15 anos na pesquisa de Produtos Naturais, PhD, recentemente conquistaram o prêmio “Mulheres Inovadoras Finep 2023”, além da startup ter sido destaque no Ciclo 2023.2 no InovAtiva de Impacto.

Wylinka
Fundada em 2013 pela empreendedora Ana Calçado, a Wylinka é uma organização sem fins lucrativos que tem como propósito transformar o conhecimento científico em inovações que melhorem o dia a dia das pessoas e promovam o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Brasil. Por meio de projetos de aceleração e gestão da inovação de base científica, a Wylinka transforma pessoas, negócios, organizações e ecossistemas. Ao todo, já contabiliza mais de 9 mil pessoas capacitadas, 190 instituições apoiadas, 3.222 soluções de base tecnológica, mais de mil tecnologias mapeadas e 3.184 atores e parceiros do ecossistema mobilizados.

comuh
Fundada por Jen Medeiros, a comuh, empresa precursora em oferecer serviços de CaaS (Community as a Service), utiliza metodologia própria e uma solução baseada em inteligência de dados para otimizar a eficiência operacional de comunidades para marcas e empresas que desejam criar uma conexão autêntica com clientes e stakeholders, resultando na melhoria da retenção e fidelização, além da aquisição de leads qualificados que impulsionam o crescimento sustentável do negócio. Sendo todos os pontos alcançados por meio da implementação ágil de equipes especializadas em estratégias de gestão de comunidades.

Monuv
Fundada em 2017 por Camila Rissi em parceria com Bruno Freitas, a Monuv é uma plataforma que combina o armazenamento em nuvem de imagens geradas por qualquer câmera com o monitoramento por inteligência artificial. Sua solução tem como objetivo sustentar operações de centrais de monitoramento, garantindo assertividade e eficiência na resolução de ocorrências. Suas múltiplas aplicações permitem o monitoramento investigativo e preventivo de ambientes externos e internos, bem como a gestão de obras, inteligência de vendas e negócios.

TAGS:
capacitação gratuitaDia Internacional da Mulherempreendedorasempreendedorismoigualdade de gêneroprofissõesSTEMtecnologia da informação

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta