Otimizar seu tempo é mais simples do que pensa.
Ser produtivo não significa trabalhar o dobro, pelo contrário, significa ter organização para visualizar as atividades e priorizar as demandas.
Além de conseguir otimizar o tempo em algumas tarefas, há diversas ferramentas disponíveis para auxiliar nesse processo.
O Google possui uma lista de produtos e serviços extensos que ajuda empreendedores a otimizar seu tempo.
Além da variedade de ferramentas disponíveis para organizar os setores.
Como ser mais produtivo
O empreendedor muitas vezes é responsável por diversos setores dentro da empresa. Portanto, necessita de organização para não perder prazos.
Também é preciso ter mais foco, um dos principais segredos para otimizar seu tempo e ser mais produtivo.
Para isso, um caminho é criar uma lista das atividades para o longo do dia e a separar por prioridade.
Assim, irá visualizar o seu dia de trabalho e terá mais organização para separar o tempo dedicado a cada atividade.
Outra forma de conquistar a otimização de tempo, é delegar atividades. Existem diversos colaboradores no mercado esperando a oportunidade de crescer junto com a empresa.
Por isso, não tenha medo de delegar tarefas quando necessário para otimizar o tempo e administrar sua empresa com consciência.
Por fim, os empreendedores podem criar uma rotina para não perder tempo ao longo do dia.
A organização das atividades é fundamental nesse processo. Assim começará o dia sabendo o que deve ser feito.
Ferramentas disponíveis para otimizar seu tempo
Existem algumas ferramentas do Google que te ajudarão na organização e otimização de tempo.
Esses serviços e produtos são gratuitos e também atendem pequenos empreendedores.
-
Google agenda
A agenda pode ser a grande fonte de organização do seu dia, além de facilitar para marcar reuniões e compromissos, é possível separar suas atividades e o horário que será dedicado para realizar cada uma.
Para os empreendedores, é uma boa opção de administrar o negócio de forma eficiente e criar cronogramas.
Com o Google Agenda, o empreendedor poderá transformar o calendário em um cronograma detalhado dos projetos.
Contudo, para manter a otimização de tempo, também é recomendado compartilhar os conteúdos e todo o fluxo de trabalho com outros colaboradores da empresa.
-
Google Drive
Essa ferramenta permite armazenar arquivos em nuvem, além de poder criar planilhas para separar e organizar as finanças e outros setores da empresa, como planilha de estoque, criação de conteúdo etc.
Dessa forma, é possível, ainda, trabalhar de forma colaborativa na nuvem.
-
Google Keep
Uma opção para organizar suas ideias com listas e lembretes.
Além disso, é possível gravar áudio e colocar imagens para acrescentar as suas anotações e podem ser compartilhadas com outras pessoas do time.
-
Google Gmail
Uma das principais ferramentas do Google é o gmail, que possui acesso ao e-mail de forma segura e prática.
O Gmail permite prospectar clientes e realizar todo atendimento da empresa.
-
Google Meet
Para as reuniões e alinhamentos, os empreendedores têm a opção de usar o Google Meet.
Ele é uma plataforma de vídeo chamada integrada ao Google agenda. Isso torna a produtividade e organização de todo o time mais acessível.
Além disso, o Google disponibiliza ferramentas para destacar o seu negócio.
Ele analisa a quantidade de pessoas buscando pelos seus serviços, como o Google Meu Negócio e Google Analytics.
As plataformas são acessíveis para todos os empreendedores. Assim, os processos ficam mais produtivos e organizados.
Organização pessoal
Outro ponto importante para otimizar o tempo é planejar e conciliar os horários de trabalho e da vida pessoal. Para os empreendedores, essa tarefa pode ser muito difícil.
Dessa forma, é preciso priorizar as atividades, estipular metas e estratégias, delegar tarefas, evitar procrastinar e criar um cronograma de trabalho.
Ao traçar um cronograma, acrescente o seu horário de trabalho, mas não esqueça do período de descanso relacionado à vida pessoal.
Uma dica é delegar mais. Concentre-se apenas nas atividades que só podem ser resolvidas por você, o dono do negócio. Tudo aquilo que pode ser executado pelos outros colaboradores da empresa deve ser distribuído aos demais profissionais.
Como posso aprender a otimizar o tempo?
Além das dicas acima, aproveite a oportunidade e ingresse em um dos cursos gratuitos oferecidos pelo Eu Capacito.
Um deles mostra em apenas 1 hora os caminhos para o empreendedor aumentar sua produtividade no trabalho. Assim, você consegue dar os primeiros nessa jornada.
Neste curso, o usuário aprenderá a gerenciar seu tempo de forma eficiente.
Além disso, saberá como priorizar e delegar tarefas, organizar a rotina e a trabalhar de forma colaborativa na nuvem.
Por fim, aprenderá na prática como aumentar sua produtividade e aumentar a experiência com as ferramentas do Google.
Tudo isso mostra como otimizar seu tempo de forma produtiva.