empreender

5 dicas para começar a empreender digitalmente

Especialista compartilha dicas para quem está começando um novo negócio

Redação

21 de maio de 2024

COMPARTILHE

A edição 2023/2024 do relatório Global Entrepreneurship Monitor, principal pesquisa sobre empreendedorismo do mundo, mostrou que o Brasil é o país com maior percentual de donos de empresas que têm a expectativa de ampliar o uso de tecnologias digitais para vender seus produtos ou serviços nos próximos 6 meses. Entre empresas em estágio inicial de desenvolvimento, ou early-stage, o índice chega a 90%.

Leia também: 7 em cada 10 PMEs online têm apenas uma pessoa trabalhando

Entre as opções de tecnologias digitais, a criação de um site para lançar produtos e serviços on-line é fundamental. Começar essa jornada como principiante, no entanto, pode ser desafiador. Por isso, o especialista Rafael Hertel, country manager da Hostinger no Brasil, elencou 5 dicas para ajudar nos primeiros passos do seu projeto.


Veja 5 dicas para começar a empreender digitalmente:

1 – Estabeleça um MVP – Produto Mínimo Viável
Vivemos em um mundo em constante transformação, por isso a maioria das nossas decisões não têm um caráter definitivo e podem mudar. Por outro lado, é necessário que haja rapidez nos negócios. Nesse contexto, é ideal pensar no MVP (Produto Mínimo Viável), que é a versão mais simples necessária para lançar um projeto.

2 – Acompanhe empresas e pessoas do seu nicho que estão onde você quer chegar
Procure as marcas que conquistaram presença digital no mesmo nicho que o seu e analise seus sites, redes sociais e os meios que usam para estabelecer e manter o relacionamento com clientes. Avalie como é a experiência de uso do site, onde e como são feitas as campanhas digitais e os benefícios oferecidos on-line.

3 – Tenha paciência, resiliência e confiança no processo
Na internet, as coisas acontecem de forma repentina, depois de um processo de lenta evolução. No início, pode parecer que os esforços estão sendo em vão, mas é importante seguir porque há um momento em que tudo muda. Isso acontece porque o trabalho na internet é exponencial. Por isso, os resultados, quando chegam, podem ser inimagináveis.

4 – Escolha um nome cativante para seu projeto e registre um domínio condizente
A definição do domínio de um site é fundamental para refletir adequadamente o seu negócio on-line. Para escolher o nome, é preciso levar em conta que os visitantes precisam memorizá-lo para acessar seu site. Uma boa opção atual para ajudar na escolha é a inteligência artificial. Se ainda não tem marca, esse tipo de ferramenta pode, ainda, ajudar a criá-la, inclusive com logo.

5 – Escolha um CMS (plataforma gerenciadora de conteúdos) e publique seu site
O acesso à criação de um site está disponível para pessoas sem conhecimentos de programação e que podem lançar o seu negócio on-line de maneira rápida e fácil. De acordo com o autor, este é o caso da plataforma Hostinger, que cria um site com apoio da inteligência artificial e promete facilidade na edição “arrastando e soltando” elementos preestabelecidos.

TAGS:
empreendedorismointeligência artificialmarcamercadotecnologia

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta