Quem nunca desistiu de preencher um cadastro em um aplicativo ou deixou de comprar em uma loja de e-commerce por ser algo complexo? Uma experiência do usuário, seja ela positiva ou negativa, pode ser decisiva para fidelizar o cliente e manter uma empresa competitiva.
Apesar de ser uma profissão nova, o UX, sigla para user experience, que na tradução significa experiência do usuário, está mais presente em nosso cotidiano do que se imagina. Essa experiência fluida e intuitiva que temos hoje em dispositivos, telas e aplicativos tornou-se natural e imperceptível para quem está conectado ao celular grande parte do dia.
O trabalho de traduzir as necessidades e especificidades do ser humano em uma interface bonita e simples de usar é feito pelo UX. Essa área que mescla técnica e criatividade nasceu na Tecnologia e era desempenhada inicialmente por programadores. Hoje, temos designers, pesquisadores, comunicadores e psicólogos dedicados a melhorar a experiência do usuário, seja ela no universo digital ou físico.
A demanda por esses experts é impulsionada pela transformação digital nos mais diversos setores da economia, tanto que a carreira de UX é uma das mais promissoras e atrai profissionais de diversas áreas devido à sua essência interdisciplinar. Neste e-book, você vai entender um pouco mais sobre a história da profissão e por que a área de UX é um mar aberto de oportunidades.