A evolução das inteligências artificiais, mais recentemente a inteligência generativa, tem demonstrado como os dados abertos podem ajudar as empresas. Essas IAs generativas, como o ChatGPT, são capazes de criar textos e imagens, por meio de machine learning (aprendizado de máquina, em inglês), um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos.
Todo esse potencial criativo promovido pelos algoritmos da IA generativa promete revolucionar ainda mais a interação entre indivíduos e tecnologia, a partir do aprendizado com dados e identificação de padrões, resultando na tomada de decisões com o mínimo de intervenção humana.
Ao passo que essas evoluções serão responsáveis pela eliminação de milhões de empregos em todo o mundo, as posições de especialistas em IA e aprendizado de máquina e analistas de inteligência de negócios se destacam entre os empregos de crescimento mais rápido, segundo o relatório sobre o Futuro dos Empregos 2023 do World Economic Forum.
Isso porque devido à escassez de mão de obra qualificada em dados, as oportunidades seguirão aumentando não apenas para os cientistas de dados e para quem já possui um perfil mais de “exatas”, como também para quem vem de outras áreas. Em comum, as diferentes carreiras em dados exigem pensamento analítico e habilidade de fazer as perguntas certas.
Quer saber mais sobre as possibilidades de Carreira em Dados? Conversamos com especialistas e preparamos esse e-book exclusivo e gratuito sobre o assunto. Baixe já!