Comunicação para data scientists: como desenvolver essa habilidade tão essencial aos cientistas de dados

Indispensável em um mundo guiado por dados, o cientista de dados é um profissional cada vez mais presente em organizações de todos os tamanhos. São eles os estudiosos da chamada ciência de dados (em inglês Data Science), campo multidisciplinar que estuda e analisa dados para extrair insights e embasar tomadas de decisão, seja de negócios ou de outras naturezas. Resumindo, são eles os responsáveis por transformar pilhas imensas de informações digitais, estruturadas ou não, em real valor para as organizações.

Nem todo cientista de dados é um profissional de tecnologia – já é possível encontrar diversas formações entre eles, inclusive em humanidades. E, mais ainda, é fundamental destacar que grande parte das habilidades de um bom profissional não são técnicas, ou seja, não dependem de escrever linhas de código ou ser especialista em sistemas.

Este  e-book explora justamente uma dessas habilidades fundamentais – e muitas vezes relegada – do cientista de dados: a comunicação, importante para que o profissional se destaque. Embora a capacidade de se comunicar seja natural de todo ser humano, ela pode (e deve!) ser desenvolvida pelo profissional de ciências de dados para que tenha sucesso em tornar seu trabalho de fato útil para a organização. Baixe o e-book gratuito e boa leitura.