Qual a diferença entre BI e Data Science?

15 de dezembro de 2021
bi-e-data-science

Por mais que sejam áreas similares, Business Intelligence (BI) e Data Science têm suas diferenças e são complementares. 

Ambas as áreas analisam dados para entender o consumidor e auxiliam as empresas a utilizarem as informações coletadas para a tomada de decisão. 

Saiba mais sobre Business Intelligence (BI) e Data Science 

O que é BI? 

O Business Intelligence (BI)  significa inteligência empresarial, ele analisa dados da empresa para proporcionar uma tomada de decisão mais assertiva. O BI coleta, opera e transforma as informações empresariais. 

A área tem como foco elaborar relatórios de KPI’s, avaliar tendências e acontecimentos para trabalhar novas possibilidades e facilitar a tomada de decisões dentro da empresa. 

Portanto, o BI traz dados para compreender melhor o mercado, descobrir novas oportunidades, melhorar os processos e ajudar a empresa a se manter forte perante os concorrentes. 

Quer ficar por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito

O que é Data Science? 

Já o Data Science significa ciência de dados, o método é baseado em estudos e dados que são capazes de oferecer percepções futuras assertivas e importantes para o negócio. Portanto, é a área que utiliza os dados para prever cenários futuros. 

Através do Data Science, as organizações conseguem planejar os próximos passos, concentradas em seu crescimento. Com a ciência de dados, as empresas podem até prever quais produtos ou serviços são os mais interessantes para os consumidores, tudo isso com análise e coleta de dados. 

As empresas devem ter como objetivo principal responder à pergunta “o que pode acontecer?” Para, assim, explorar e experimentar novas opções,   transformar a empresa e auxiliá-la no crescimento. 

Principais diferenças entre BI e Data Science

Ambas são dedicadas à análise, entretanto, cada uma “responde” a uma pergunta diferente. Se a ciência de dados precisa responder “o que pode acontecer?” ,  a BI  responderá “o que aconteceu?”. 

Portanto, podemos dizer que BI tem como objetivo analisar o passado e o presente para elaborar estratégias para a empresa. Já o Data Science tem como objetivo analisar o futuro, para tomar decisões assertivas. 

Caso uma empresa queira entender o seu negócio atual, provavelmente, vai contar com profissionais de business intelligence, mas se o empresário quer buscar compreender o que vai acontecer com os negócios, procurará profissionais de data science.  

Entretanto, não há necessidade de optar por apenas uma dessas áreas. Ambas podem trabalhar juntas, pois são complementares e podem, assim, trazer uma visão completa e insights sobre o passado e futuro.   

Podemos separar as principais funções de cada área, sendo: 

  • BI: Um conjunto de processos e tecnologias utilizadas para análise de dados da empresa, focado no passado e no presente. BI lida com os dados estruturados e é menos flexível.
  • Data Science: Uma ciência que utiliza campos do conhecimento para descobrir padrões de uso através de dados, tendo como foco o futuro. Data Science lida com os dados estruturados e não estruturados, além de ser mais flexível. 

Semelhanças entre BI e Data Science

Por mais que tenham suas características diferentes, o BI e Data Science ainda possuem suas semelhanças. Ambos utilizam dados para fornecer insights úteis e significativos para as empresas na tomada de decisões. 

Com propostas similares – afinal, os métodos necessitam de dados de qualidade para trazer bons resultados – as empresas podem utilizá-los para elaborar estratégias bem mais assertivas. 

Existem também a possibilidade de trabalhar o BI dentro do Data Science, pois o Data Science utiliza os dados descritivos do BI para oferecer uma visão do futuro e proporcionar um relatório adequado para a tomada de decisão do futuro.

Resumindo, o Business Intelligence e Data Science possuem métodos diferentes de utilizar os dados. Mesmo que um esteja ligado ao outro, a ciência de dados é utilizada para as empresas que querem tomar decisões a longo prazo, pois utiliza método científico como matemática e estatística para oferecer insights.

Para quem aprimorar os conhecimentos em BI, o Eu Capacito oferece o curso gratuitoBusiness Intelligence (BI), que aponta os conceitos de BI, processos de tomadas de decisões, entre outros tópicos. 

Além de oferecer também o curso deCloud Computing & Data Science. Com o Eu Capacito é possível encontrar uma diversidade de cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades. 

Confira nossa lista de cursos clicando aqui.