5 dicas para administrar bem o seu negócio

10 de novembro de 2021
administrar bem o seu negócio

Abrir uma empresa pode não ser uma tarefa fácil no início, entretanto, com algumas dicas  é possível administrar o seu negócio, simplificar algumas atividades e fazer a empresa crescer. 

Essas 5 dicas vão te ajudar a administrar bem o seu negócio, tornar o fluxo de trabalho mais organizado contribuindo para uma administração mais inteligente. 

5 dicas para administrar bem o seu negócio

Começar a empreender exige também saber como administrar seu negócio. O empreendedor se esforça constantemente para tirar as ideias do papel e começar a colocá-las em prática. 

Independentemente do setor em que atua, um bom empreendedor procura aprender a administrar sua empresa e desenvolver habilidades que vão agregar ao negócio. Como ser disciplinado e saber criar uma rotina produtiva, ser organizado, aprender a delegar tarefas e buscar uma comunicação mais assertiva são algumas delas. 

Confira as dicas para começar a administrar bem o seu negócio.

1 –  Plano de negócios

Escrever um plano de negócio antes de começar a empresa é um dos principais pontos.

O plano de negócios é um documento que ajudará o empreendedor a entender melhor o mercado, projetar ações, procurar investidores se for necessário e começar a executar. 

Esse plano tem como objetivo abordar os pontos estratégicos, mercadológicos, operacionais e financeiros. Podendo ser considerado um mapa mostrando os caminhos a serem percorridos pela empresa. 

Trata-se de uma boa ferramenta para administrar bem o seu negócio.

Uma empresa já estruturada pode elaborar o plano de negócio para apontar os próximos passos da empresa.

Entre as informações deve conter a missão do negócio, descrição do perfil empreendedor e dos colaboradores, quais produtos e serviços vão ser vendidos, principais benefícios, público- alvo, entre outros.

2 – Organize o financeiro

Após a criação do plano de negócio, é importante organizar a área financeira e separar o que será o  lucro, visto que não se deve misturar a conta de pessoa física e pessoa jurídica. 

Com o Eu Capacito é possível aprender a definir metas, separar o fundo de emergência e renegociar as dívidas, através do curso “orientação financeira e empreendedorismo”.

Portanto, é importante que determine as despesas fixas do seu negócio e em seguida descubra o quanto precisará vender para cobrir esses custos e começar a gerar lucro para a empresa. 

Vale ressaltar que o dinheiro da empresa é unicamente da empresa.

Dessa forma, o empreendedor deve separar o pró-labore, que é a remuneração que deve receber.

Assim, a empresa poderá crescer sendo bem administrada.

3 – Delegue tarefas e mantenha a responsabilidade

Conforme a empresa for crescendo é importante saber o momento de começar a delegar as tarefas, pois em um determinado momento o empreendedor coloca em risco a boa administração diante de  tantas atividades e produção para serem realizadas, às vezes até simultaneamente. 

Delegar algumas funções e responsabilidades faz parte do crescimento e da boa administração do seu negócio.

Mas, tenha em mente que sua participação é fundamental na empresa, por mais que a empresa já tenha diretor, gerente, ou outro colaborador, vale ressaltar a importância do acompanhamento e da visão do empresário. 

Além disso, pode começar aos poucos, com apenas um colaborador para ajudar em demandas específicas. Dessa forma, você não assume muitas despesas no começo do negócio e consegue administrar bem o financeiro e a produção do produto ou serviço. 

4 – Mantenha o controle sobre o estoque

Independentemente do tamanho da sua empresa e do seu estoque é importante que mantenha a organização e o controle, para saber a quantidade e quais recursos estão armazenados para a produção de seu produto.

Invista em planilhas e contagens para ter uma visão clara de toda a mercadoria no estoque.

É possível escolher um sistema de gestão para ajudar a cuidar das atividades da empresa, facilitando a administração e a automatizando alguns processos. 

5 – Faça sempre contratos para administrar bem o seu negócio

Por fim, tenha sempre um contrato para todas as atividades e serviços que estão sendo realizados na empresa.

O contrato é uma garantia de evitar futuros problemas. Obtendo bons relacionamentos tanto para os clientes quanto para os colaboradores. 

Estar alinhado com a demanda da empresa e a expectativa do cliente possibilita uma empresa mais organizada e gera confiança, visto que atenderá as expectativas do cliente. 

Além dessas dicas, é importante estudar e obter mais conhecimento para a sua empresa. Através do Eu Capacito, o empreendedor tem acesso a uma  diversos cursos sobre empreendedorismo

Outro ponto que pode ajudar a manter uma empresa bem administrada é investir em tecnologia para simplificar atividades que podem ser automatizadas e investir em marketing, para ter um alcance maior e atingir cada vez mais clientes. 

O Eu Capacito disponibiliza uma diversidade de cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades. 

Confira nossa lista de cursos clicando aqui.