Melhorar a User Experience

10 dicas para melhorar a User Experience

Agência Esenca

27 de janeiro de 2022

COMPARTILHE

User Experience (UX) tem se tornado um desafio cada vez mais importante para as empresas, pois alavanca o negócio e fideliza os clientes. 

O principal objetivo de implementar UX é fazer com que o usuário passe mais tempo no seu site ou aplicativo, por isso, o foco é melhorar para que todas as etapas de interações com o site sejam pensadas para os usuários. 

Veja as dicas de como aprimorar a experiência do usuário!

10 dicas de como melhorar a User Experience

1 – Conheça seu público-alvo

Uma das primeiras etapas para melhorar a User Experience é começar a conhecer o público-alvo que acessa o site e aplicativos, as necessidades e os problemas dele. 

Conhecer o público pode ser feito de diversas formas, usando o Google Analytics, por exemplo, uma ferramenta que traz os dados essenciais para conhecer os clientes e quanto tempo estão permanecendo no site. 

Por meio da ferramenta, sua empresa tem acesso a uma grande quantidade de informações e estatísticas.

Além disso, quando coletamos dados da UX, é possível realizar a análise de mercado para conhecer melhor os clientes e suas preferências. 

Quer ficar por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito

2 – Aprimore o site com foco em melhorar a User Experience

Outro ponto importante para melhorar a User Experience é aumentar a velocidade do site.

Essa etapa auxilia também no ranqueamento no Google (SEO) para deixar sua empresa em primeiro lugar nas pesquisas do Google. 

Caso um site demore mais de 5 segundos para carregar, a pessoa desiste de acessar o conteúdo e procura outra alternativa.

Por isso, fique atento à velocidade do carregamento do seu site. 

São etapas simples que fazem toda a diferença para melhorar a experiência do usuário em seu site. Elas podem  proporcionar mais conversão para o fechamento de compra.

3 – Atenção ao Design 

Vale ressaltar o ponto em que é mais observado pelos clientes, o design.

Por isso, procure melhorar e aprimorar o design por meio do UX, afinal, o aspecto visual é o que agrada os clientes.

Quanto mais simples e limpo for o site, melhor será para a conversão. 

Portanto, evite utilizar muitos vídeos, imagens e banners espalhados, além de pesar e demorar mais carregar o site, o layout não fica limpo.

Pense, também, nas cores que vão ser utilizadas, levando em consideração também as cores do logo da empresa. 

4 – Facilite a Navegação 

Para melhorar a User Experience da sua empresa, é importante investir em uma navegação fácil e intuitiva.

Afinal, os clientes devem ter acesso fácil às informações e os menus precisam estar bem ordenados. 

Por fim, a permanência do cliente no site depende da interface intuitiva, com os campos organizados e estruturados.

Caso o usuário não consiga achar o que estava procurando, provavelmente sairá do site com poucas expectativas de voltar.

5 – Traga conteúdo de qualidade

Aprimorar o UX também está relacionado com os conteúdos que devem ter qualidade.

Os clientes estão na internet para consumir conteúdo e aquele que for mais relevante provavelmente terá a atenção da pessoa. 

Por isso, pense em investir em artigos, blog, e trazer uma experiência única para o usuário,  com a produção de conteúdo relevantes e de qualidade. 

6 – Tenha um site responsivo

Sua empresa precisa ter um site responsivo para atender qualquer usuário independente da plataforma que está utilizando para acessar sua empresa.

Dessa forma, busque investir em “mobile-friendly”, trazendo o conceito de ter um site “amigável para dispositivos móveis”. 

Com o crescimento dos dispositivos móveis é importante proporcionar um site que atenda qualquer cliente de forma adequada melhorando sua experiência. 

7 – Corrija todos os erros

Outro ponto importante é buscar corrigir todos os problemas e erros encontrados no site.

Veja se não há links quebrados, por exemplo, faça testes em cada link para garantir que tudo está funcionando conforme o esperado. 

Assim, os clientes vão ter uma experiência melhor ao acessar.

E, mesmo que aconteça um erro, crie uma página de erro funcional, com um aviso de desculpas e deixe um e-mail de contato para caso a pessoa queira sanar alguma dúvida. 

8 – Seja ágil para melhorar a User Experience

Vale ressaltar que a agilidade também faz parte do processo para melhorar a User Experience da sua empresa.

Caso tenha mensagens de erro na plataforma ou algum envio de dúvida, busque responder rapidamente. 

Ser ágil demostra o quanto está preparado para atender as necessidades de seus clientes. Por isso, coloque sempre canais à disposição para que os usuários possam entrar em contato. 

9 –  Use imagens otimizadas

Muitas vezes a imagem consegue transmitir os valores de sua empresa, produto e serviço. Por isso, procure otimizar as imagens para melhorar o nível de interação.

Uma imagem ruim pode prejudicar o produto ou serviço que está tentando vender. 

10 – Seja coerente para melhorar a User Experience

Por fim, um dos pontos para melhorar o UX do seu site é buscar a coerência com a montagem, funcionamento e design.

Tudo tem que estar em sintonia como as cores, espaçamentos, cabeçalhos, botões, fontes, ilustrações etc.

Para quem deseja saber mais sobre UX, o Eu Capacito disponibiliza um curso gratuito da FIAP “User Experience”, em que você aprenderá mais sobre o que é UX, para quem fazer UX, protótipo, design, pesquisas, dados, ferramentas etc. 

Com o Eu Capacito é possível encontrar uma diversidade de cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades.

Além de encontrar conteúdos que agregam, como “UX Designer – tudo que você queria saber sobre a profissão

Confira nossa lista de cursos clicando aqui.

TAGS:
experiência do usuárioUser ExperienceUX

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta