A área de User Experience (UX), ou experiência do usuário, está crescendo e tornando as empresas mais competitivas.
O intuito do UX é tornar uma compra memorável com a praticidade de acessar o site, por exemplo.
Com o avanço das redes sociais e a tecnologia, as empresas devem pensar em proporcionar uma experiência melhor para o usuário para adquirir credibilidade e se destacar perante os concorrentes.
A importância do User Experience para a sua empresa
A quantidade de empresas nas redes sociais é imensa. São milhares de companhias tentando chamar a atenção dos clientes o tempo inteiro. Assim, é preciso se destacar, e uma das estratégias é tornar a jornada de compra efetiva.
São tantas empresas e marcas disponíveis na internet que cada uma procura se sobressair de um modo diferente, e um dos meios de ressaltar o diferencial é através do User Experience (UX).
O profissional dessa área é extremamente importantes para as empresas que querem aumentar a taxa de conversão de vendas, fidelizar clientes, economizar recursos e aumentar o valor da experiência do cliente, tudo isso com técnicas e estratégias para o seu negócio.
Com UX , sua empresa se preocupa em entregar ao consumidor experiências com base no design responsivo, agradável, organizado e intuitivo.
A ideia é proporcionar para o usuário a sensação de que a empresa sabe exatamente o que ele procura.
Além disso, o User Experience proporciona ao usuário a experiência de acessar um site mais rápido que atenda suas necessidades, ter um atendimento personalizado e com um site completamente intuitivo.
Por isso, é extremamente importante a adoção do UX nas empresas, assim ela atrai mais pessoas para a plataforma, pois esses clientes estão procurando uma melhor navegabilidade, adaptação e velocidade de carregamento.
Vantagens do User Experience para sua empresa
Com o uso do user experience, a empresa pode encontrar algumas vantagens que vão ser conquistadas conforme for aplicando as estratégias e técnicas para melhorar a relação com o cliente.
Uma das vantagens do UX é proporcionar mais tráfego para o site.
Um site bem construído, com velocidade e fácil navegação atrai um número maior de visitantes.
Isso também gera uma taxa de rejeição baixa, já que o site responsivo dificilmente vai fazer a pessoa desistir do acesso.
Outro ponto importante são as conversões, com um UX adequado o usuário encontrará mais facilidade para preencher formulários, criar conta e fechar a compra.
Proporcionando, também, a fidelização do cliente, já que a loja é extremamente acessível e fácil de usar.
Por fim, o UX auxilia a reduzir o custo da empresa, pois uma vez que o foco é melhorar a experiência do usuário, a empresa consegue planejar e executar estratégias de forma mais objetiva e assertiva.
Como funciona o UX?
O user experience coloca em prática as necessidades dos clientes ressaltando o ponto forte da empresa. Um exemplo da sequência de etapas:
- A estratégia: que visa objetivo do projeto
- Pesquisa: com o foco nos usuários para conhecer seus problemas e saber como solucionar através da adoção do UX.
- Análise: a partir dos dados coletados pela pesquisa, a empresa começa a realizar as análises compilando hipóteses a serem validadas.
- Design: o que mantém e materializa as hipóteses é através dos designers que são testadas e ajustadas conforme o feedback dos usuários.
- Produção: a última etapa do processo que valida todas as hipóteses adquiridas no período de pesquisa e de análise, ajustando apenas os detalhes criados na primeira fase.
Como colocar em prática
Para implementar o UX na empresa é importante saber ressaltar os pontos fortes e principalmente trabalhar em equipe, afinal, desenvolver o projeto com o time proporciona diversos pontos diferentes que podem ser explorados.
Desenvolver a parte de comunicação também auxilia no processo de UX. Além disso, para quem quiser aprender mais sobre User Experience, basta acessar o Eu Capacito. O usuário encontra disponível um curso gratuito sobre “UX – experiência do usuário”.
Onde aprenderá sobre a introdução a experiência do usuário, entendimento e exploração de cenários, definição de problemas, prototipagem e testes. Uma forma de aprender e colocar em prática o UX antes de aplicar em sua empresa.
Afinal, a demanda pelo profissional de UX cresceu consideravelmente.
A interação com os usuários é cada vez mais crucial para o sucesso de toda a empresa e o processo de venda.
Com o user experience, as empresas buscam entender as necessidades dos clientes, aprimorar a comunicação, analisar o trabalho diário, compreender a jornada de compra, estudar a persona, mensurar resultados, entre outros processos.
O principal objetivo é proporcionar a melhoria na experiência do usuário e fazer com que a empresa cresça na internet financeiramente.
Além de conseguir conquistar clientes únicos que vão ser os defensores da marca.
Por fim, no Eu Capacito é possível encontrar uma diversidade de cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades.
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