Soft skills: conheça as 5 mais requisitadas no mercado

5 soft skills requisitadas pelo mercado de trabalho

Dentro do mercado de trabalho existe uma grande demanda por profissionais mais capacitados, com o maior conhecimento possível sobre as áreas em que eles estão inseridos. Por isso, existe um grande incentivo na busca de conhecimentos técnicos, que também podem ser chamados de hard skills. Entretanto, existem habilidades que também são tão importantes quanto e que destacam um profissional dentro da sua área, são chamadas de soft skills.

Essas habilidades são difíceis de mensurar por serem subjetivas e que só podem se comprovar por meio de convivência cotidiana ou por dinâmicas de grupo.

Por que eu devo desenvolver soft skills?

À primeira vista, essas habilidades não parecem ser tão importantes quanto as hard skills. Porém, a inteligência emocional e a capacidade de lidar com problemas de maneira efetiva são características buscadas constantemente por contratantes.

Além disso, ter soft skills bem desenvolvidas pode ser o diferencial entre dois candidatos que disputam a mesma vaga de emprego.

Confira as cinco soft skills mais requisitadas no mercado

Pensamento estratégico

Essa habilidade pode ser desenvolvida e encontrada naquele profissional que consegue enxergar padrões, questiona da forma correta as decisões e pensa antes de agir. Esses três passos são necessários para enxergar um grande panorama à frente, e assim saber quais passos devem ser tomados após uma decisão.

Apesar de ser extremamente necessário para cargos de gestão, uma empresa onde todos os funcionários pensam dessa maneira tem mais chances de se sair bem em situações adversas.

Comunicação

Conforme o tempo passa, mais essa habilidade é procurada por contratantes. Ter bons comunicadores dentro de uma organização significa saber passar as informações necessárias de forma sucinta e eficiente, economizando tempo e, acima de tudo, evitando erros de compreensão que podem  se tornar algo prejudicial para um projeto.

Além disso, bons comunicadores tendem a ter uma maior habilidade de gestão de conflitos que podem ocorrer tanto dentro quanto fora da organização, estando sempre prontos para transmitir a mensagem de acordo com a leitura de contexto.

A comunicação possibilita a construção de um relacionamento saudável para os funcionários e também para os consumidores.

Agilidade

Já essa soft skill é de extrema importância, principalmente com o surgimento de novas tecnologias. Com a internet, tudo se torna basicamente instantâneo, o que faz com que todos tenham que estar ligados no timing de lançamento de projetos para não serem deixados de lado.

Um funcionário ágil faz com que as atividades dentro da empresa sejam feitas no melhor tempo possível. E o melhor, sem o comprometimento da qualidade.

Inovação

A inovação é uma ferramenta importante para se ter entre as habilidades das equipes de uma empresa, pois ela dá a capacidade de enxergar além do que se é feito atualmente, para que tudo funcione com o melhor desempenho possível.

A capacidade de inovar exige criatividade e visão de futuro, para que o trabalho seja feito de maneira confortável e ao mesmo tempo eficaz. Isso demonstra que um candidato que se preocupa com essa soft skill está pensando no sucesso da empresa, enquanto visa o bem estar de todos que a compõem.

Adaptabilidade

Desenvolver a adaptabilidade é reconhecer que os projetos desenvolvidos podem não sair inteiramente como o planejado.

A adaptabilidade pode ajudar com o tempo gasto na resolução de problemas, um funcionário com essa habilidade sabe trabalhar dentro de circunstâncias difíceis. Sendo assim, é essencial que em época de problemas os funcionários tenham planos de como continuar de maneira a ter o menor prejuízo e o maior retorno e performance possível.

Como desenvolver soft skills?

Muito se engana quem pensa que essas habilidades não podem ser desenvolvidas.

Dentro da plataforma Eu Capacito existem diversos cursos que te ajudam a se destacar no mercado de trabalho em qualquer área escolhida com as soft skills, como por exemplo: Como superar os desafios e se reinventar em tempos difíceis, um curso gratuito para te ajudar a exercitar a capacidade de adaptabilidade, tanto na vida pessoal, quanto na profissional.