Design thinking: você aplica no seu trabalho?

Design Thinking
  • Design thinking é uma abordagem que vem ganhando espaço no mundo criativo. 
  • Nesse contexto, podemos contar com essa técnica para desenvolver estratégias inovadoras 
  • Entenda o que é design thinking e como se aplica no trabalho.

O que é design thinking? 

Design thinking é uma metodologia utilizada para fazer com que as pessoas “pensem fora da caixa”. 

Pensar dessa forma envolve muita criatividade e resolver problemas de forma inovadora. 

O termo é utilizado para definir o processo do pensamento criado, possibilitando condições para trabalhar e maximizar os resultados das estratégias e ideias elaboradas.

Um dos principais pontos da metodologia é que você pode aplicar o design thinking em conjunto com a equipe.

Assim, pensando de forma coletiva, os colaboradores reúnem o máximo de informações e perspectivas diferentes.

Você pode aplicar o design thinking em diversas áreas como em produtos, serviços, reuniões, entre outros. 

O processo busca soluções de problemas de forma colaborativa, utilizando a criatividade como ponto principal, possibilitando a satisfação total dos clientes e colaboradores.

Etapas do design thinking

O design thinking passa por algumas etapas, podendo ser resumidas e divididas em quatro partes.

A primeira é a imersão, em que é realizada toda a análise interna e externa da empresa.

Os profissionais recebem os feedbacks dos clientes e analisam o desempenho dos colaboradores.

Nessa etapa do processo, toda a empresa deve ser analisada, principalmente os procedimentos dos setores.

Assim, a empresa busca fazer a análise de SWOT para apontar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças.

A segunda etapa é a ideação, em que se separa o momento de produzir ideias relevantes em conjunto para realizar melhorias.

Assim, a etapa é realizada após toda a análise interna, com os pontos que precisam ser melhorados.

E, em seguida, é a a fase de prototipação, momento em que são separadas as ideias mais relevantes e escolhidas as que a equipe considera com maior oportunidade para o sucesso.

O que pode resultar em uma versão beta do produto, ou testes das novas estratégias. 

Por fim, a última etapa é a de desenvolvimento, momento em que se coloca tudo o que foi planejado em prática.

Nessa parte, os diversos setores na empresa já estão alinhados sobre o que cada um terá que fazer para solucionar os problemas listados na primeira etapa do processo. 

Como aplicar no trabalho 

O design thinking é uma metodologia que possibilita o debate entre a equipe para entender os problemas e compartilhar ideias.

Assim, os colaboradores vão ter perspectivas diferentes para entender o que pode ser realizado na empresa.

A estratégia quando utilizada pode ser um grande diferencial para a empresa, visto que possibilita se colocar à frente dos concorrentes.

Tudo isso potencializa o crescimento e traz resultados significativos para o negócio. 

Para começar a utilizar o design thinking na sua empresa, é importante que o ambiente seja capaz de receber uma metodologia como essa.

Portanto, as pessoas da equipe devem estar preparadas para compartilhar ideias. 

A intenção é motivar os colaboradores e trazer mais confiança.

Caso a empresa tenha um ambiente hostil, vai complicar a relação e a aplicação da metodologia.

Afinal, um ambiente estressante diminui a motivação e a confiança entre os colaboradores. 

Adotar estratégias que sejam realistas às condições da sua empresa é outro ponto importante.

Com base em coleta de dados e análises, é possível implementar o design thinking de forma assertiva. 

Cada vez mais, empresas de pequeno, médio e grande porte estão adotando o design thinking para ter diferentes perspectivas e ideias inovadoras no seu negócio.

Como aprender a aplicar a técnica

O grande objetivo do design thinking é fazer com que empresas possam alcançar os clientes com ideias inovadoras.

Além de possibilitar um ambiente agradável para todos os colaboradores colocarem em prática a criatividade e desenvolver o relacionamento em equipe.

Essa estratégia tem o potencial de revolucionar empresas e trazer um processo criativo.

Tal metodologia pode mudar o rumo dos negócios e ter soluções mais eficientes para lançamentos de produtos e serviços, por exemplo.

Assim, você sabe melhor como aplicar a metodologia no seu trabalho. 

No Eu Capacito, você pode aprender por meio a metodologia com o curso rápido da IBM ou com um curso de 40 horas oferecido pela Fiap. 

O Eu Capacito disponibiliza uma diversidade de cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades. 

Confira nossa lista de cursos clicando aqui.