A inteligência artificial (IA) está presente no nosso dia a dia e, muitas vezes, facilita a comunicação pela automação em alguns processos.
A tecnologia proporciona melhorias na divulgação de um negócio e na análise de dados.
Além disso, ela pode facilitar e modificar diversas áreas da comunicação, com o processo de digitalização e com a capacidade de identificar padrões para simular as ações de compra das pessoas, por exemplo.
O que é inteligência artificial?
Antes de entender como a inteligência artificial trabalha na área de comunicação, é necessário compreender um pouco o conceito.
A IA é uma tecnologia desenvolvida para ser capaz de pensar como os humanos.
É utilizada para identificar padrões e comportamentos para simular as decisões humanas.
A IA vai desenvolvendo e crescendo conforme o sistema aprende e analisa os dados, de forma a entender o que são objetos, padrões, pessoas e as reações humanas.
Atualmente, a inteligência artificial está presente não só na comunicação, mas também nos carros, em fábricas, sistemas de atendimento, entre outros.
Quer ficar por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito
A IA está relacionada com a capacidade de realizar atividades.
A inteligência artificial está ligada à robótica à aprendizagem das máquinas (Machine Learning), reconhecimento de voz e reconhecimento facial.
O termo “Machine Learning” descreve um sistema que permite os computadores ter a capacidade de aprender algumas funções com a análise de dados.
Essa é uma das evoluções tecnológicas mais poderosas, pois coleta informações significativas para trabalhar na comunicação, bem como a automação de processos.
Enquanto filmes de ficção retratam a inteligência artificial com robôs que podem dominar o mundo, não é bem assim que as máquinas funcionam.
A IA já está sendo aplicada no nosso dia a dia e muitas vezes não percebemos.
Inteligência artificial na comunicação
Por mais que não percebemos, interagimos diariamente com a inteligência artificial.
Por exemplo, a Netflix utiliza a IA para identificar a preferência do usuário e realizar recomendações de filmes e séries conforme a pessoa utiliza os serviços de streaming.
A Inteligência Artificial está muito presente nas redes sociais, na qualificação de base, nos conteúdos patrocinados, chatbots, sistema de recomendação, marketing de conteúdo, entre outros.
A inteligência artificial auxilia na automação dos atendimentos por meio de boots do Facebook e de chats, com o intuito de acelerar o tempo de resposta e coletar dados para direcionar o cliente.
Além disso, a IA está presente nos sistemas de recomendações de lojas, entre outros, tornando as recomendações mais certeiras para conquistar o cliente.
Muitas empresas conseguem ampliar a visibilidade nos seus produtos utilizando a inteligência artificial.
Esses meios podem ser aplicados como estratégias de comunicação para o negócio.
Até mesmo com o marketing de conteúdo, a IA utiliza técnicas de SEO para otimizar seu conteúdo e direcionar por meio das palavras-chave.
Os dados dos clientes coletados pela IA são utilizados para cruzar informações e colocar em ambientes que proporcionam experiências agradáveis.
Contudo, essas são apenas algumas das aplicações possíveis do uso da inteligência artificial na comunicação.
O futuro da inteligência artificial
Cada vez mais empresas estão adotando inovações que utilizam a IA.
Ela ainda está sendo desenvolvida e pode ser aprimorada para automatizar outros processos.
A inteligência artificial pode proporcionar um futuro inovador para a sociedade.
Ela pode impactar diretamente não só a comunicação, mas outras áreas profissionais e o nosso dia a dia.
O futuro proporciona os veículos autônomos capazes de identificar obstáculos e otimizar as rotas.
Além disso, a tecnologia será possível, também, em aparelhos para monitoramento da saúde.
Uma vez que diversas áreas estão inovando, a IA permitirá ampliar também a segurança das informações, implementando inteligência nos sistemas para proteger os dados e identificar ameaças.
Por fim, os chatbots podem passar por uma evolução, tornando o atendimento cada vez mais inteligente, otimizando os processos e proporcionando uma comunicação mais ágil entre a empresa e o cliente.
As tecnologias possuem uma tendência de melhoria e vão se aprimorando ao longo dos anos.
Com isso, é possível entender mais sobre a IA e como aplicar as suas estratégias de comunicação.
Aproveite a oportunidade e ingresse agora em cursos gratuitos.
O Eu Capacito fornece dezenas de cursos, inclusive sobre inteligência artificial aplicada à comunicação.
Esse curso certamente ajudará a dar os primeiros passos para entender como a IA é utilizada na comunicação.
O curso apresenta os princípios básicos de inteligência artificial e os exemplos práticos em plataforma na nuvem.
Além de ter a oportunidade de conhecer os métodos aplicados por meio de exemplos.