Conheça 5 indústrias que estão em alta em 2021

Indústrias em alta no Brasil em 2021 - Eu Capacito

Com a pandemia de Covid-19 do ano de 2020, certas indústrias que já estavam em tendência de crescimento se mostraram ainda mais fundamentais para o funcionamento da sociedade nesse novo normal.

Esse crescimento pode gerar oportunidades para que jovens possam entrar no mercado de trabalho, ou até mesmo para que parte da população desempregada possa se especializar em uma dessas áreas e reingressar no mercado.

Confira a lista com as cinco indústrias que apresentaram tendência de crescimento neste ano segundo o guia salarial de 2021.

Tecnologia

Não é surpresa que a indústria da tecnologia apareça nesta lista. O Brasil, antes da pandemia, já possuía um déficit muito grande de profissionais capacitados para atuarem dentro dessa área. Agora, com uma migração em massa de escritórios e escolas tradicionais para atividades à distância, sejam elas home office ou EaD propriamente dito, fez com que esses profissionais fossem ainda mais requisitados.

A formação em T.I nunca foi tão valorizada por organizações quanto hoje. Cursos nessa área também são facilmente encontrados online.

Saúde

Outra área que apresentou grande crescimento foi a área da saúde, muito por conta da pandemia em si. Os profissionais de saúde tiveram que se desgastar em exaustivos plantões. A presença de médicos, enfermeiros e outros profissionais foi essencial para que o ano de 2020 tivesse o menor número de vidas perdidas possíveis.

O mercado atual ainda demanda por profissionais da saúde, uma vez que a pandemia ainda está em curso. Para ingressar como profissional da saúde, na maioria das vezes é exigido cursos superiores completos, porém existem cursos técnicos públicos para enfermagem, por exemplo.

Agronegócio

O Brasil é um país internacionalmente conhecido pelo seu agronegócio, cerca de 21% do PIB  nacional é composto pelo setor, então é de se esperar uma valorização do mercado nessa área. Essa tendência só deve crescer com as novas implementações de tecnologias que surgem no cultivo de diferentes culturas.

Cada vez mais essa área é ajudada pelos recursos tecnológicos. Para competir com outros países que também têm o agronegócio como base econômica o Brasil deve se manter atual nas tendências que surgem, com profissionais qualificados capazes de implementarem essas tendências aqui.

Infraestrutura

O crescimento da parte de infraestrutura é importante para mostrar o desenvolvimento socioeconômico de um país. Isso acontece uma vez que se entende que existem serviços básicos que devem ser fornecidos a todos, no caso esses serviços são: saneamento básico, transporte, energia e telecomunicações.

Uma vez que essa base já está bem estruturada, a tendência é que o resto dos setores cresçam também. Portanto, é importante que existam profissionais capacitados para que essa implementação seja realizada da melhor forma possível para que o país consiga desenvolver os elementos básicos de infraestrutura.

Logística

Essa área é bastante vasta, contendo diversos tipos de logística, desde os meios de transporte até a conservação dos produtos.

Por conta dessa diversidade, existem diversas profissões que podem fazer parte da área de logística de uma empresa, como por exemplo um diretor de supply chain que se encarrega desde a parte de transportes até o armazenamento, ou por exemplo um especialista em big data, uma parte importante de T.I, que pode se especializar na parte da internet das coisas (IoT) de uma empresa.

Como se inserir dentro de uma dessas indústrias?

Grande parte dos profissionais que trabalham nessas indústrias tem como exigência um diploma em um curso superior. Entretanto, quando falamos em especial dos profissionais ligados à tecnologia, existem cursos gratuitos e online de capacitação que permitem a entrada na profissão ou o desenvolvimento das habilidades práticas que serão demandas no dia a dia.

Um exemplo de plataforma que fornece gratuitamente essas capacitações é a Eu Capacito, que pode te ajudar a entrar no mercado de trabalho, principalmente na área de tecnologia da informação com cursos como “Ciência de Dados- Primeiros passos.

Outras verticais que são exploradas e que possuem grande impacto na carreira de qualquer pessoa é a das Soft Skills, Fluência Digital e Empreendedorismo. Confira agora os cursos gratuitos disponíveis!