Entenda como o digital mudou a experiência dos atendimentos

14 de outubro de 2021

Conforme o mercado cresce e se torna mais digital, as empresas vão se adaptando para tornar as experiências dos usuários únicas.

O cliente passou a ser o grande protagonista para o desenvolvimento da empresa.

A boa experiência do usuário é crucial para manter o sucesso da empresa.

Além disso, a tecnologia proporcionou um atendimento mais prático e rápido para os clientes que preferem ser respondidos imediatamente. 

Como o digital mudou a experiência dos atendimentos

Antigamente, antes mesmo de transformar o marketing para o marketing digital, o foco das empresas estava no produto. Contudo, com o crescimento e a transformação digital o grande protagonista passou a ser o cliente, mas sem deixar de oferecer bons produtos. 

Está cada vez mais fácil opinar sobre um produto ou serviço pela internet e das redes sociais. Os clientes são ativos e não só auxiliam a impulsionar a marca com os seus comentários, mas também ajudam outros possíveis clientes a entender os benefícios de tal produto ou serviço. 

As empresas estão investindo fortemente em tecnologias e principalmente em ter um atendimento mais humanizado e acessível para os clientes. A transformação digital auxilia no processo de crescimento da empresa, além de possibilitar uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

O digital passou a ser entendido como essencial para todas as empresas que buscam manter as estratégias e vantagens do negócio, visando o crescimento para melhorar a experiência e a relação com os clientes.

Além da vantagem de multiplicar os canais de compras, aprimorar a experiência via mobile e proporcionar uma relação e interação maior nos atendimentos digitais. Contudo, estar presente no digital e utilizar tecnologias renováveis devem ser implementados com o uso do atendimento personalizado. 

O digital mudou a experiência de atendimento dos usuários, pois proporcionou uma interação individual e atende as necessidades do cliente possibilitando maiores chances de finalizar a venda e da fidelização, podendo se tornar até mesmo um advogado da marca.

Quer ficar por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito

As principais mudanças no atendimento ao cliente

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, o atendimento ao cliente mudou. Com a maioria do comércio físico fechado ou com restrições de horários, a implementação do digital passou a ser mais intensa. 

Devido à necessidade do distanciamento social e quarentena, o atendimento ao consumidor exigiu esforço e adaptação por parte das empresas. Por isso, a experiência do usuário passou a ser o ponto-chave das vendas on-line. 

Alguns processos tiveram que ser automatizados para trazer mais eficiência nas demandas, utilizando recursos tecnológicos capazes de proporcionar uma experiência mais agradável para os clientes.

5 tendências no atendimento ao cliente digital

Depois de tantas mudanças no mercado, saiba quais são as 5  principais tendências no atendimento ao cliente que vão fazer a diferença e tornar o mercado mais competitivo. 

1 – Adoção do omnichannel

A primeira e principal será a grande adoção do omnichannel, ou seja, a grande tendência de fazer com que o cliente não veja a diferença entre o mundo real e o digital. Colocando o consumidor como protagonista. 

O omnichannel disponibiliza diversos canais de atendimento, utilizando telefone, e-mail, chats automatizados, chamadas de vídeos e aplicativos de mensagens instantâneas.

 2 – Uso das tecnologias digitais

A presença on-line passou a ser fundamental para as empresas proporcionarem mais opções para o atendimento ao cliente. Utilizar os recursos tecnológicos amplia a coleta de dados e armazenamento das informações dos usuários.

 3 – Focar na experiência do cliente no digital

Uma das principais tendências do atendimento ao cliente para os próximos anos será focar na experiência. A preocupação com os clientes passou a ser ainda mais forte com a pandemia, portanto as pessoas têm uma maior sensibilidade aos diferenciais de atendimento das marcas.

 4 – Atendimento personalizado digital

Outro ponto está ligado com o atendimento personalizado, ou seja, uma experiência que proporciona demandas atendidas individualmente. As empresas devem reconhecer as particularidades de seus clientes para focar em uma vivência única e inovadora.

5 – Controle das informações digitais

E por fim, para dar conta de tantos canais de atendimento é importante que as empresas busquem investir em controle e centralização das informações. Manter os dados dos clientes organizados é uma importante para ter a comunicação do pós-atendimento, no qual poderá ter uma pesquisa de satisfação. 

Melhorar o atendimento do cliente é um dos pontos principais para as empresas que querem crescer e se destacar no mercado, oferecendo ao público a liberdade de escolher o canal mais confortável para ser atendido mantendo a padronização e a boa relação com o cliente. 

Quer saber mais sobre a experiência do usuário no mundo digital? Aprenda de graça com os cursos “user experience” e o “UX – experiência do usuário”, no Eu Capacito. 

O Eu Capacito disponibiliza uma diversidade de cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades. Confira nossa lista de cursos clicando aqui.