Como fazer um plano de carreira

19 de novembro de 2021
Plano de Carreira

Cada vez mais empresas estão estruturando planos de carreira para os funcionários percorrerem dentro da instituição. Determinando as competências necessárias para a organização.

Quem quer desenvolver novas habilidades e crescer profissionalmente tem buscado empresas que possibilitem o plano de carreira para agregar melhorias e benefícios.

É possível criar um plano de carreira para desenvolver habilidades proporcionando melhorias para todos os colaboradores.

O que é plano de carreira

O plano de carreira é algo criado pela empresa, que deve ser pensado de forma estratégica.

É um conjunto de metas e etapas para alcançar um objetivo específico, sendo um direcionamento para os profissionais crescerem e desenvolverem novas habilidades.

Um plano de carreira bem elaborado permite que o profissional conquiste o cargo desejado e se torne mais estável dentro do ambiente de trabalho, por isso, é importante que procure planejar e desenvolver sua carreira, com autoavaliação, explorando opções, criando um plano de carreira e aprimorando as habilidades.

Quer ficar por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito

No Eu Capacito é possível fazer um curso para desenvolver sua carreira, com o  “planejamento de desenvolvimento de carreira”. No qual o usuário poderá se autoavaliar e considerar suas principais habilidades para realizar toda a estratégia.

Além disso, há cursos para descobrir suas habilidades, como 5 habilidades para impulsionar sua carreira, sendo foco, persuasão, inteligência emocional, colaboração e adaptabilidade.

Um dos benefícios do plano de carreira é que em conjunto com a empresa, o profissional pode desenvolver novas habilidades e com níveis diferentes de dificuldade. Para a empresa que aplica o planejamento, ajuda a diminuir a rotatividade e novas contratações de funcionários, pois assim diminuirá os riscos já que os colaboradores estão engajados e com novas oportunidades seguindo o plano de carreira.

Contudo, para o profissional que está entrando em uma nova empresa e deseja ter um plano de carreira, vale ressaltar a importância disso logo no início da contratação, pois a empresa precisa estar estruturada e pronta para orientar e acompanhar o crescimento profissional.

Como fazer um plano de carreira

O planejamento deve ser pensado seguindo instruções da empresa, que deve criar todo o plano de acordo com as intenções dos colaboradores, sendo um guia para que o profissional saiba qual caminho percorrer ao longo da jornada.

A empresa deve pensar em alguns itens para criar um plano de carreira, como: identificar a necessidade dos profissionais, traçar objetivos, estabelecer metas e prazos, traçar estratégias, acompanhar, entre outros.

Mas o próprio profissional interessado no plano de carreira pode criar um e apresentá-lo para empresa na qual trabalha ou para as próximas oportunidades que surgirão. Portanto, para criar o plano de carreira é importante fazer uma autoavaliação.

Cada profissional em conjunto com a empresa pode fazer uma reflexão sobre sua vida profissional e pessoal, focando no que quer para o futuro, o que te motiva, pensar também nas coisas que estão no piloto automático, e planejar como mudar isso.

Portanto, a empresa pode auxiliar a entender se o profissional está satisfeito ou se deseja continuar nesse mercado. Assim terá uma visão clara do que pode te fazer feliz e manter o plano de carreira.

Traçar metas e separar os objetivos é um ponto fundamental para realizar o plano de carreira. Em conjunto, busque saber quais habilidades profissionais são necessárias para o plano de carreira dar certo. Caso o profissional tenha dúvida, opte por fazer um curso para se desenvolver, como o curso habilidades profissionais”.

Por fim, são diversas possibilidades para criar um plano de carreira, seja em conjunto ou não com as empresas. O plano de carreira da empresa, como comentado, é o modelo no qual a empresa alinha com os colaboradores o desenvolvimento e orientação que os profissionais vão ter ao longo do plano de carreira.

De fato, o plano de carreira desenvolvido entre colaboradores e a empresa serve como um guia para as pessoas saberem onde estão e aonde querem chegar. Todo o planejamento começa com a definição do objetivo profissional que a pessoa quer alcançar.

Por isso vale ressaltar a autoavaliação, para conseguir separar seus pontos fortes e fracos, paixões, o que deseja profissionalmente e as necessidades financeiras, para ter um sucesso no plano de carreira. Além disso, é importante saber suas habilidades para entender qual trabalho combina mais e qual carreira deseja seguir.

O plano de carreira é para unir suas paixões pessoais e profissionais com o trabalho, assim as atividades diárias vão se tornar mais prazerosas, mesmo que ainda sejam cansativas, o trabalho vai estar alinhado com o desenvolvimento da sua carreira, seguindo o planejamento para atingir suas metas e objetivos.

No Eu Capacito, é possível encontrar uma diversidade de cursos para se desenvolver no trabalho e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades.

 

Confira nossa lista de cursos clicando aqui.