Como estar pronto: moldando sua carreira para o futuro

Futuro

Graças a 4ª Revolução Industrial, o mercado está se transformando de forma dinâmica, gerando novas tecnologias e tendências que podem levar à oportunidades em qualquer área de atuação. Para se destacar neste mercado do futuro, a adaptação é um dos caminhos mais coerentes para se aproveitar oportunidades e aprender novos skills. Estamos falando de Big Data, Analytics, computação na nuvem, IA e sensores inteligentes impactando em setores da indústria à medicina. 

Neste artigo vamos recomendar algumas habilidades que são cruciais para você se adaptar nesta nova fase transformadora. 

Além disso, vamos mostrar formas de otimizar seu currículo por meio de cursos livres, que podem te ajudar em novos nichos de mercado atuais.

Metamorfose constante

Como dissemos anteriormente, o mercado de trabalho está mudando e se adaptando às novas tecnologias em uma velocidade considerável, o que significa que você precisa se adaptar a essas novas perspectivas para se manter na empresa em que trabalha ou até mesmo se destacar no mercado.

Uma notícia publicada pela revista Exame mostrou a importância da afirmação: as pessoas são contratadas pelas habilidades técnicas e demitidas pelo seus comportamentos. Este “mantra” se torna prático a partir do momento que a humanização e gestão das empresas cresce, causando uma cobrança maior nas hard e soft skills. Além disso, a notícia recomenda não perder oportunidades de fazer avaliações sinceras de si mesmo e aprimorar a comunicação, pensamento estratégico, agilidade e adaptabilidade. 

Infelizmente, estas habilidades não são matérias escolares. Porém, há cursos livres e totalmente gratuitos disponíveis em muitas plataformas, especialmente para a reformulação dos currículos de profissionais inseridos no mercado de trabalho, um exemplo é o Eu Capacito que oferece cursos de tecnologia, gestão, marketing e muito mais. Estes cursos EAD se tornaram cada vez mais acessíveis, principalmente no meio da pandemia em 2020.

Futuro depende de prender a reaprender

Ser capaz de aprender, pesquisar e lidar com esse novo conhecimento de forma ágil é um dos desafios mais fascinantes dentro do novo paradigma do mercado, já que ele parte de um pressuposto relativamente recente: as informações que você precisa podem ser encontradas pela internet, se você souber como procurar.

Isso envolve também a autocrítica e a chamada gestão de carreira, onde você coloca novos cursos e competências como a fundação para novos caminhos da sua vida profissional, já que hoje em dia as modificações de carreira (incluindo reformulações completas) são uma forma interessante de sempre se manter em alta nos mercados, inclusive porque experiências em mercados diferentes pode ser valorizada na nova carreira.

Um levantamento feito pelo Sebrae mostrou que a busca por cursos EAD cresceu em torno de 275% nos meses de abril a setembro de 2020. É evidente que a pandemia só fortificou este dado. Além disso, um estudo do LinkedIn apontou os cursos mais pedidos do mercado, como: programação em blockchain, engenharia de dados, especialista de inteligência artificial, gestão de redes sociais, entre outros.

Por onde começo?

Essa é a pergunta que muitos acabam se fazendo, ainda mais quando falamos de jovens, que estão saindo das escolas para esse ambiente tão intenso. O diretor da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) Andreas Scheiler, concluiu, com o relatório Dream Jobs: career aspirations and the future of work, que os adolescentes em geral estão buscando formações e carreiras que podem nem existir mais em poucos anos.

Além de dificuldades adicionais, como estereótipos de gênero, raça e as dificuldades impostas por fragilidade social, os adolescentes, no geral, buscam apenas 10 carreiras, todas advindas do século 19 e 20, e com grandes chances de serem automatizadas em um futuro próximo.

Em resumo, o indispensável para estar pronto para as novidades do mercado é ter adaptabilidade, sempre estar atento às novidades e ter as soft skills que te permitam ser um membro importante de qualquer equipe da qual você faça parte.

É com base neste dado preocupante que iniciativas como o Eu Capacito se tornam necessárias, e serão ainda mais importantes no futuro. Ao oferecer cursos livres gratuitos com enfoque nas habilidades mais desejadas pelo mercado, o Eu Capacito ajuda a modificar essa linha de pensamento tão preocupante nos jovens.

Além disso, se você já não é um adolescente saindo do mercado de trabalho, mas ainda precisa atualizar seu currículo e está interessado em se desenvolver nessas habilidades do futuro, esses cursos também podem ser uma ferramenta interessante para você.