O que é certificado digital em nuvem?

certificado digital em nuvem

O certificado digital em nuvem  simplifica o gerenciamento de arquivos. 

A certificação digital auxilia os processos e valida documentos de forma digital. 

Com o certificado digital na nuvem, o processo é muito mais ágil.

O que é a certificação digital?

O certificado digital é  uma espécie de “identidade digital” que simplifica os processos burocráticos. 

É uma identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa, que funciona como uma carteira de identidade virtual, permitindo assinar documentos digitais com o mesmo valor jurídico da assinatura feita em punho. 

O certificado digital está “na nuvem”, isto é,  armazenado de forma virtual, o que permite acesso de qualquer computador ou dispositivo. 

Vantagens do certificado digital em nuvem

O certificado digital possui diversas vantagens, como assinar documentos digitais, economia de insumos,  comodidade e segurança para as partes envolvidas. 

A tecnologia permite que a assinatura de documentos seja feita a qualquer momento, sem necessidade de um cartório, por exemplo.  

Outra vantagem do certificado digital é mobilidade, pois não há necessidade de instalar software adicional para ter acesso ao certificado digital. 

Ele também proporciona mais segurança para as empresas, pois é possível gerenciar os certificados utilizados pelos colaboradores de forma centralizada. Lembrando que o certificado digital ajuda a reduzir os custos com equipamentos e logísticas. 

Para empreendedores, por exemplo, o certificado digital se tornou essencial para o relacionamento com órgãos públicos, pois algumas atividades só podem ser realizadas com o uso dessa tecnologia.  

Portanto, as vantagens do certificado digital na nuvem são: 

  • Validade
  • Armazenamento
  • Mobilidade
  • Segurança
  • Compartilhamento 
  • Aplicações

Computação em nuvem 

Para entender o conceito de certificado digital em nuvem, é importante recordar um pouco os conceitos sobre essa tecnologia. 

A computação em nuvem permite a distribuição dos serviços e arquivos com acesso on-line, sem a necessidade de depender de computadores ou instalar programas.

Ela possibilita que todos os dados armazenados fiquem salvos em um servidor online, então, caso aconteça algum problema com o seu computador ou celular, os  arquivos armazenados em nuvem não serão prejudicados. Em outras palavras, ao armazenar arquivos, fotos e documentos em nuvem, você está protegendo seus dados. 

Com ela, você pode acessar os serviços de qualquer lugar, independente do computador que esteja utilizando. 

Graças à computação em nuvem, os dados ficam a salvo e armazenados com segurança em um sistema único, basta ter acesso à internet para conseguir compartilhar, editar os seus documentos. 

Além disso, é importante ressaltar que a computação em nuvem não necessita de um computador potente, pois os serviços são armazenados virtualmente. Desta forma, não é necessário fazer grandes investimentos para as empresas terem acesso a esses recursos. 

Vantagens do armazenamento em cloud computing

Agilidade e praticidade são as principais vantagens da computação em nuvem, permitindo mais flexibilidade e reduzindo custos de empresas que fazem investimento. 

A nuvem se tornou fundamental para as empresas e funcionários, oferecendo mais praticidade para realizar as tarefas.

O armazenamento proporciona, também, a colaboração entre a equipe, pois permite que vários usuários possam acessar  arquivos e documentos. Tudo isso possibilita ter mais facilidade para se atribuir tarefas.

A tecnologia em nuvem se tornou essencial para otimizar recursos, espaço e tempo.

Tudo isso mostra como o certificado digital em nuvem possibilita mais interação entre instituições e pessoas, facilitando a assinatura de documentos e simplificando os processos burocráticos. 

Para os usuários que querem começar a aprender sobre nuvem, no Eu Capacito há cursos como “Aprender a desenvolver aplicações nativas em nuvem”, que certamente vão fazer diferença.

Confira nossa lista de cursos clicando aqui.