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Pesquisa: saúde mental melhora com trabalho flexível

Saúde mental e desempenho profissional melhoraram com modelos de trabalho flexíveis, aponta pesquisa da Pipedrive

Redação

12 de julho de 2024

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Trabalho remoto e horários flexíveis contribuíram para melhorias no desempenho de 77% dos profissionais, aponta o Relatório sobre o mercado de Vendas e Marketing (State of Sales and Marketing Report 2023/2024) da Pipedrive, empresa de CRM para pequenas e médias empresas. O aumento mais acentuado no desempenho foi observado no Brasil (83%).

A pesquisa também mostrou o impacto positivo do modelo flexível na qualidade de vida dos profissionais: 40% dos entrevistados afirmam que sua saúde mental melhorou após a introdução desses modelos flexíveis e 28% afirmam que melhorou significativamente. As mulheres foram as que mais sentiram o impacto positivo na saúde mental (74% frente a 66% dos homens). Em comparação com outros países, 69% dos entrevistados brasileiros relataram melhora na saúde mental, atrás de Alemanha (80%) e Espanha (74%) e à frente de Reino Unido (62%) e EUA (58%).

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“Modelos de trabalho flexíveis fortalecem a cultura organizacional das empresas e enfatizam a confiança depositada nos funcionários. Para isso acontecer, os líderes das organizações precisam dar autonomia para os colaboradores tomarem decisões que melhorem sua produtividade e experiência de trabalho no dia a dia. Para moldar uma cultura de independência, uma opção é buscar maneiras de digitalizar a maioria dos processos e tarefas para incentivar o sucesso a longo prazo. O principal benefício dessa flexibilidade é que ela promove uma sensação de propriedade, responsabilidade e independência, aumentando os níveis de engajamento e desempenho.”, diz Tanya Channing, Diretora de recursos humanos e cultura da Pipedrive.

A pesquisa também aponta que as empresas com até 10 funcionários são as que mais oferecem possibilidades de horário flexível (82%), contra 68% das empresas com até 100 pessoas e 67% das com mais de 100. Entretanto, empresas maiores tendem a oferecer mais benefícios, como acesso a academias, programas de assistência, sessões de terapia e seminários sobre qualidade de vida.

Confira outros pontos da pesquisa:

Horas extras no trabalho não equivale a melhores resultados
Em 2023, o desempenho de vendas das empresas teve uma melhoria significativa, com 71% dos vendedores atingindo regularmente suas metas, um aumento de 19 pontos percentuais em relação a 2022. Apesar desse aumento, a pesquisa mostra que trabalhar horas adicionais não tem relação com melhores resultados, pois aqueles que trabalharam mais foram 10% menos propensos a atingir suas metas. Como esperado, quanto menos horas extras feitas, maior a satisfação com o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Fontes de apoio na vida profissional
Quando questionados sobre a principal fonte de apoio em suas vidas profissionais, mais da metade dos entrevistados mencionou familiares e amigos. Embora esteja claro que o suporte recebido no ambiente de trabalho seja um fator importante para uma vida equilibrada e alegre, apenas um terço dos entrevistados afirma ter o apoio dos gestores. Na mesma linha, 42% dos entrevistados afirmam que não se sentem apoiados por gerentes ou colegas. Os que afirmam contar com o apoio dos gerentes e colegas acham mais fácil atingir suas metas anuais e cotas de vendas e seu nível de satisfação geral em relação aos empregadores é maior.

Diversidade e inclusão de gênero
68% dos entrevistados concordam que suas empresas apresentam um bom nível de diversidade e inclusão de gênero. Empresas com mais de 100 funcionários obtiveram a pontuação mais alta nesse quesito, com 74%. Sobre incentivo à carreira das mulheres, 63% dos entrevistados brasileiros consideram que seus empregadores incentivam as mulheres no trabalho, atrás de Espanha (66%), Reino Unido (78%) e Estados Unidos (73%).

Metodologia

A pesquisa entrevistou 948 profissionais de vendas e marketing e donos de empresas de 85 países diferentes. A amostra inclui pessoas que trabalham em startups, PMEs e grandes empresas. A pesquisa foi conduzida entre janeiro e fevereiro de 2024.

Para saber mais sobre o State of Sales and Marketing Report 2023/2024, baixe o estudo completo aqui.

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