currículo, tech, otimizar

3 passos para tornar a IA uma aliada na construção do currículo

Especialista da Gupy comenta sobre o melhor uso da tecnologia como aliada durante um processo seletivo, e reforça a importância do olhar humano para revisão e personalização

Redação

8 de janeiro de 2025

COMPARTILHE

O mundo já testemunha os grandes avanços da Inteligência Artificial e o potencial desta ferramenta para alavancar resultados, quando bem utilizada. Ao passo em que essa tecnologia se adapta às novas necessidades em diversos setores, e os casos de sucesso ganham espaço na mídia. Segundo um levantamento da Gupy, cerca de 1.5 milhão de pessoas se candidatam para uma média de 100 mil vagas mensalmente, reflexo de um mercado de trabalho que se torna mais competitivo a cada dia. Mas como se destacar? 

“O segredo para um bom currículo é trazer de forma bem explicado o seu diferencial, mostrando conquistas e resultados que você atingiu e cada experiência e que te ajudem a se destacar e tornar seu perfil único. O ChatGPT ou qualquer ferramenta de IA deve ser um apoio, que pode te ajudar na revisão, ou até mesmo a descrever as suas atividades de forma geral”, comenta Maysa dos Santos, especialista em recolocação de carreira.

Leia também: 6 estratégias para o desenvolvimento contínuo e destaque profissional

Para facilitar a criação de um currículo otimizado utilizando Inteligência Artificial, Jhenyffer Coutinho, líder de Experiência para pessoas candidatas na Gupy, separou três passos essenciais para destacar grandes marcos profissionais e chamar atenção de recrutadores. 

  1. Personalize

Uma boa prática a ser adotada é utilizar a IA para analisar a descrição da vaga e te ajudar com sugestões de atividades que possuem relação com aquele cargo. Porém, aqui entra o papel fundamental de personalização, que somente a pessoa dona do currículo pode fazer.

Entenda se as atividades realmente fazem sentido com o que você já fez em experiências anteriores, e garanta que você vai incluir conquistas e resultados que tornem a sua trajetória única e te ajudem a se destacar em meio a milhares de outras pessoas candidatas.

  1. Peça sugestões de melhorias

A IA pode identificar lacunas no currículo e sugerir áreas para aprimoramento. Além de recomendar cursos adicionais ou habilidades que estão em alta demanda no mercado, para que você possa se desenvolver e continuar aprimorando o seu perfil profissional, também pode revisar erros de gramática e concordância. 

  1. Tenha consciência 

Unir IA com a própria criatividade e experiência para criar um currículo que se destaque é o segredo do sucesso. 

“A tecnologia promove agilidade, mas nada substitui o toque humano. Usufruir das facilidades e adicionar pontos da personalidade contribui para a construção de um documento que chama atenção dos recrutadores”, conclui Jhenyffer.

TAGS:
carreirascurrículomercadoprofissões

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta