Como a tecnologia impacta a carreira de profissionais do marketing

25 de outubro de 2021

A carreira de profissionais do marketing vem sendo cada vez mais impactada com o crescimento da tecnologia.

As carreiras de marketing e comunicação são profissões que precisam se atualizar constantemente, principalmente para criar estratégias eficientes para as empresas.

Por isso,  profissionais estão buscando cada vez mais dominar a tecnologia para implementar soluções criativas para as empresas.

Como a tecnologia impacta a carreira de profissionais do marketing?

O surgimento de novas tecnologias influencia a carreira dos profissionais de marketing que desenvolvem estratégias para as empresas, pois as mudanças impactam as aplicações do marketing. 

Por exemplo, hoje em dia, as pessoas usam o smartphone como principal dispositivo para acessar a internet. Por isso, as estratégias de marketing são desenvolvidas para serem aplicadas em celulares

Os celulares se tornaram indispensáveis no dia a dia, por isso as estratégias de marketing estão cada vez mais segmentadas, e com a tecnologia as empresas adaptaram o marketing para smartphones.

A partir desta mudança, as estratégias de marketing digital tiveram que ser modificadas. Surgiram as técnicas de promoção, além da estrutura para a criação de conteúdo como SEO (Search Engine Optimization), mídias pagas, e-mail marketing, redes sociais, entre outras. 

O crescimento do uso da internet demonstrou a oportunidade de empresas se destacarem através das redes sociais e das tecnologias.

O e-commerce passou a ser uma tendência, mas, isso só foi possível por causa do uso de diversas tecnologias que proporcionaram as mudanças no marketing e na venda de produtos e serviços.

Além disso, as mudanças na área possibilitaram um novo cenário para o marketing, no qual os 4Ps tradicionais (produto, preço, praça e promoção) se tornaram os 8Ps, incluindo pessoas, processos, posicionamento e performance. 

Tudo isso exige que cada vez mais empresas adotem vertentes que valorizam as pessoas e façam melhor uso das tecnologias disponíveis.

Algumas tecnologias que têm impactado o marketing 

Exemplos de algumas tecnologias que vem impactando a carreira dos profissionais de marketing: 

  • Business Intelligence;
  • Big Data;
  • Inbound Marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • Machine learning;
  • Computação na nuvem;
  • Automação etc.

Essas tecnologias influenciam diretamente a atuação do profissional de marketing.

Por exemplo, a utilização do Big Data é uma das formas de ampliar a competitividade de um negócio perante os concorrentes, pois traz dados dos usuários de diferentes formas para adquirir informações valiosas para as estratégias e tomada de decisão da empresa.

Já o Business Intelligence proporciona um conjunto de ferramentas e metodologias para coletar dados internos e externos, oferecendo informações inovadoras para as estratégias de marketing. 

Para os profissionais que buscam aprender mais sobre tecnologia e marketing, no Eu Capacito existem diversos cursos da área, como o de Business Intelligence, Estratégia de Arquitetura de Big Data, Fundamentos do marketing digital, Mobile marketing, Computação em Nuvem, entre outros.

Além disso, marketing de conteúdo e inbound marketing despertam o consumidor para informações relevantes e decisivas para a hora de fechar a compra.

Por isso, com a tecnologia. os profissionais tiveram que mudar. Antigamente, as decisões eram baseadas apenas em técnicas invasivas e irrelevantes para os clientes. Atualmente, o marketing passou a entender mais os clientes para depois elaborar as estratégias. 

Quer ficar por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito

Transformação digital 

A transformação digital representa a mudança das empresas com o uso da tecnologia.

É por ela que empresas melhoram suas entregas para os clientes, colaboradores e seus processos.

 Melhorar a experiência do usuário é um importante papel das novas tecnologias.

Assim, o uso da tecnologia impacta diretamente o marketing e as estratégias utilizadas pelas empresas. Para empresa, investir em presença digital pode significar a conquista de clientes estratégicos. 

A implementação de ações na área digital traz novas soluções para pequenas, médias e grandes empresas.

Com a tecnologia, os pequenos empreendedores têm a oportunidade de estruturar o marketing mais assertivo para concorrer de forma significativa no mercado. 

Os profissionais que buscam entender mais sobre as tecnologias emergentes e aprender novas estratégias de marketing, certamente estão prontos para as oportunidades de vagas e crescimento da carreira no geral. 

Além disso, com o curso “Construa a sua carreira de marketing com Salesforce”, você aprende mais sobre marketing cloud, as melhores práticas de marketing etc.

Os dados e a tecnologia possibilitam que o marketing trabalhe de forma assertiva, com isso é importante se manter atualizado para trazer melhorias para as empresas e construir uma carreira sólida. 

O Eu Capacito disponibiliza uma diversidade de cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades.

Confira nossa lista de cursos clicando aqui.