Conheça as 10 ferramentas mais usadas em BI

10 de dezembro de 2021
Business Intelligence

O objetivo do BI é proporcionar dados para apoiar a estratégias da empresa. Por meio de um processo de coleta, estruturação e análise, os dados são transformados em insights para proporcionar o crescimento da empresa. 

A prática reúne uma série de dados,  internos ou externos, relacionados às atividades do seu negócio para ter informações relevantes e auxiliar no processo de tomada de decisão. 

Principais ferramentas usadas em BI

O processo de coleta de dados varia muito e depende da ferramenta. Por isso, elencamos algumas ferramentas mais utilizadas em BI que  proporcionam uma coleta de dados mais simples e permitem entender e visualizar melhor as informações encontradas. 

Conheça as 10 principais ferramentas de Business Intelligence (BI): 

1 – Microsoft Power BI

Uma das principais ferramentas utilizada para BI é o Microsoft Power BI, desenvolvida pela gigante empresa de tecnologia Microsoft.  A ferramenta tem como uma das principais características a possibilidade de integrar diferentes fontes de dados. 

A Microsoft Power BI pode integrar planilhas de Excel, redes sociais, aplicativos na nuvem, entre outros. Além de possibilitar a criação de dashboards e relatórios dinâmicos de um modo bem mais rápido e mais fácil. 

Essa ferramental oferece aos analistas uma visão completa das métricas utilizadas, que são atualizadas em tempo real e podem ser acessadas pelo tablet, smartphone ou desktop.

Quer ficar por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito

2 – IBM Watson Analytics 

O  IBM Watson Analytics trabalha através da tecnologia de computação na nuvem, o que significa que todos os dados a serem trabalhados não ficam armazenados em uma máquina local. 

Com a ferramenta, é possível visualizar e analisar os dados coletados da empresa de forma inteligente, confiável e de fácil compreensão, pois a plataforma possui um sistema rápido e  fácil de usar. 

3 – Google Data Studio 

Outra ferramenta utilizada é o Google Data Studio, uma das poucas plataformas gratuitas de BI, que para começar a usar precisa apenas ter uma conta de Gmail. 

A ferramenta é conectada aos outros serviços do Google, como o Google Sheets, AdWords e o Trends, e possui um dashboard personalizado que mostra diversas áreas para auxiliar toda a sua equipe. 

O Google Data Studio se tornou uma das ferramentas de BI mais usadas por conectar a outros serviços que proporcionam dados mais completos e assertivos. A plataforma também gera relatórios de fácil compreensão e personalizados. 

4 – BIRT 

Em quarto lugar da lista está a ferramenta de BI BIRT, a ferramenta é open source, o que significa que o código usado para programar o software é aberto, o usuário pode fazer determinadas modificações e personalizar a plataforma de acordo com suas necessidades. 

A plataforma permite que os desenvolvedores possam modelar e melhorar algumas características para ter dados mais completos. 

 5 – Jaspersoft

A outra ferramenta de BI é o Jaspersoft, um gerador de relatórios hospedado em nuvem que permite criar layout mais sofisticados com gráficos, tabelas, imagens, entre outros recursos visuais. 

O usuário consegue pela plataforma desenvolver relatórios que podem ser acessados via smartphones ou tablets; 

6 – Project BI 

Essa ferramenta de análise de dados de BI  é voltada a atender as necessidades de um gestor de projetos. A plataforma Project BI permite visualizar quais projetos estão sendo rentáveis para a empresa. 

Com base nesses dados, a empresa consegue priorizar um determinado produto e facilitar a otimização do processo. 

7 – Adobe Analytics

O Adobe Analytics é uma das ferramentas de BI que possibilita implementar, em tempo real, diversas análises e segmentações mais detalhadas. A plataforma permite identificar qual é o público-alvo da sua campanha, por exemplo. 

Ela permite gerar relatórios personalizados que podem ser compartilhados por e-mail ou acessados pelo smartphone. 

8 – Qlink Sense

Com versão paga e a gratuita, a Qlink Sense permite a análise interativa de dados , visualizações inteligentes e análise de dados em escala.

Além de gerar relatórios e ter um dashboards interativo, a Qlink Sense proporciona segurança robusta e flexível. 

9 – Oracle Analytics Cloud

Também muito utilizada, a Oracle Analytics Cloud oferece suporte e consultas em linguagem natural, gerando automaticamente explicações para compreender visualizações e tendências.

10 – SAP Analytics Cloud

 A SAP Analytics Cloud possibilita a análise preditiva e utilizações de machine learning. A plataforma possui dados em tempo real, é flexível e escalável. 

Além de proporcionar um relatório e dashboards interativos, a ferramenta se conecta com diversas fontes de dados, estrutura e analisa com base em visualizações atraentes e dinâmicas.

Para quem aprimorar os conhecimentos em BI, o Eu Capacito oferece vários cursos gratuitos, comoBusiness Intelligence (BI)”, que aponta os conceitos de BI, processos de tomadas de decisões, entre outros tópicos. 

Com o Eu Capacito é possível encontrar uma diversidade de cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades. 

Confira nossa lista de cursos clicando aqui.