Empreendedor, que tal aprender a otimizar seu tempo com o Google?

otimizar seu tempo

 

Otimizar seu tempo é mais simples do que pensa.

Ser produtivo não significa trabalhar o dobro, pelo contrário, significa ter organização para visualizar as atividades e priorizar as demandas.

Além de conseguir otimizar o tempo em algumas tarefas, há diversas ferramentas disponíveis para auxiliar nesse processo. 

O Google possui uma lista de produtos e serviços extensos que ajuda empreendedores a otimizar seu tempo.

Além da variedade de ferramentas disponíveis para organizar os setores.  

Como ser mais produtivo

O empreendedor muitas vezes é responsável por diversos setores dentro da empresa. Portanto, necessita de organização para não perder prazos. 

Também é preciso ter mais foco, um dos principais segredos para otimizar seu tempo e ser mais produtivo.

Para isso, um caminho é criar uma lista das atividades para o longo do dia e a separar por prioridade.

Assim, irá visualizar o seu dia de trabalho e terá mais organização para separar o tempo dedicado a cada atividade. 

Outra forma de conquistar a otimização de tempo, é delegar atividades. Existem diversos colaboradores no mercado esperando a oportunidade de crescer junto com a empresa.

Por isso, não tenha medo de delegar tarefas quando necessário para otimizar o tempo e administrar sua empresa com consciência. 

Por fim, os empreendedores podem criar uma rotina para não perder tempo ao longo do dia.

A organização das atividades é fundamental nesse processo. Assim começará o dia sabendo o que deve ser feito. 

Ferramentas disponíveis para otimizar seu tempo 

Existem algumas ferramentas do Google que te ajudarão na organização e otimização de tempo.

Esses serviços e produtos são gratuitos e também atendem pequenos empreendedores.

  • Google agenda

A agenda pode ser a grande fonte de organização do seu dia, além de facilitar para marcar reuniões e compromissos, é possível separar suas atividades e o horário que será dedicado para realizar cada uma. 

Para os empreendedores, é uma boa opção de administrar o negócio de forma eficiente e criar cronogramas.

Com o Google Agenda, o empreendedor poderá transformar o calendário em um cronograma detalhado dos projetos.

Contudo, para manter a otimização de tempo,  também é recomendado compartilhar os conteúdos e todo o fluxo de trabalho com outros colaboradores da empresa.

  • Google Drive

Essa ferramenta permite armazenar arquivos em nuvem, além de poder criar planilhas para separar e organizar as finanças e outros setores da empresa, como planilha de estoque, criação de conteúdo etc.

Dessa forma, é possível, ainda, trabalhar de forma colaborativa na nuvem.

  • Google Keep

Uma opção para organizar suas ideias com listas e lembretes.

Além disso, é possível gravar áudio e colocar imagens para acrescentar as suas anotações e podem ser compartilhadas com outras pessoas do time.

  • Google Gmail

Uma das principais ferramentas do Google é o gmail, que possui acesso ao e-mail de forma segura e prática.

O Gmail permite prospectar clientes e realizar todo atendimento da empresa. 

  • Google Meet

Para as reuniões e alinhamentos, os empreendedores têm a opção de usar o Google Meet.

Ele é uma plataforma de vídeo chamada integrada ao Google agenda. Isso torna a produtividade e organização de todo o time mais acessível.

Além disso, o Google disponibiliza ferramentas para destacar o seu negócio.

Ele analisa a quantidade de pessoas buscando pelos seus serviços, como o Google Meu Negócio e Google Analytics. 

As plataformas são acessíveis para todos os empreendedores. Assim, os processos ficam mais produtivos e organizados.

Organização pessoal

Outro ponto importante para otimizar o tempo é planejar e conciliar os horários de trabalho e da vida pessoal. Para os empreendedores, essa tarefa pode ser muito difícil.

Dessa forma, é preciso priorizar as atividades, estipular metas e estratégias, delegar tarefas, evitar procrastinar e criar um cronograma de trabalho.

Ao traçar um cronograma, acrescente o seu horário de trabalho, mas não esqueça do período de descanso relacionado à vida pessoal. 

Uma dica é delegar mais. Concentre-se  apenas nas atividades que só podem ser resolvidas por você, o dono do negócio. Tudo aquilo que pode ser executado pelos outros colaboradores da empresa deve ser distribuído aos demais profissionais. 

Como posso aprender a otimizar o tempo? 

Além das dicas acima, aproveite a oportunidade e ingresse em um dos cursos gratuitos oferecidos pelo Eu Capacito.

Um deles mostra em  apenas 1 hora os caminhos para o empreendedor aumentar sua produtividade no trabalho. Assim,  você consegue  dar os primeiros nessa jornada. 

Neste curso, o usuário aprenderá a gerenciar seu tempo de forma eficiente.

Além disso, saberá como priorizar e delegar tarefas, organizar a rotina e a trabalhar de forma colaborativa na nuvem.

Por fim, aprenderá na prática como aumentar sua produtividade e aumentar a experiência com as ferramentas do Google.

Tudo isso mostra como otimizar seu tempo de forma produtiva.