Aprender soft skills jogando videogame? Sim, é possível

Redação

25 de março de 2022

COMPARTILHE

Parece brincadeira e de certa forma é. Um levantamento da ManpowerGroup, empresa especializada em RH, elencou como os jogos podem nos ajudar a desenvolver soft skills, as habilidades comportamentais, que são cada vez mais demandadas pelas empresas.  De acordo com a empresa, 43% dos empregadores dizem ter dificuldades em capacitar seus colaboradores com as soft skills necessárias para o negócio.

Os games já deixaram de ser considerados apenas um passatempo. Para se ter uma ideia, cerca de 2,5 bilhões de jogadores do mundo estão aprimorando uma ampla variedade de competências, dentre as quais estão: espírito de equipe, colaboração, pensamento crítico e tomada de decisões.

Quer ficar por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito

De acordo com a Manpowergroup, jogar ajuda o cérebro a criar modelos cognitivos diferenciados, melhorando inclusive a previsão e a reação diante de novas situações. Pensando no mundo corporativo, habilidades constantemente treinadas nos games como cooperação, pensamento estratégico e consciência das escolhas e consequências – são totalmente aplicáveis no relacionamento entre equipes de trabalho e no dia a dia empresarial.

Então, aperte o “play” e sigas as dicas abaixo.

Jogos de Estratégia e Puzzle

Exemplos: League of Legends, SimCity, Pac-Man, Candy Crush

Habilidades: planejamento, criatividade, concentração e persistência.

A resolução de problemas está no cerne dos jogos que exigem dos jogadores abordagens estratégicas para avançar ao próximo nível.  Além disso, há um aprimoramento da capacidade de fazer inferências e pensar sistematicamente acerca da resolução dos desafios, contribuindo, portanto, com o desenvolvimento do pensamento crítico e analítico.

RPG e Aventura

Exemplos: Pokémon, Assassin’s Creed, Prince of Persia, Super Mario

Habilidades: colaboração, comunicação, solução de problemas e tomada de decisão

Os ambientes virtuais multiplayer refletem como o jogo se tornou mais social. Os games baseados em ação ajudam a desenvolver soft skills de colaboração, trabalho em equipe, comunicação, deliberação e tomada de decisões.

Mundo aberto

Exemplos: The Witcher 3, Minecraft

Habilidades: criatividade, colaboração, percepção social, coordenação

Esses jogos permitem aos usuários circularem livremente, propiciando espaço para criar e aprimorar a percepção social e desenvolver soft skills visuais-espaciais – a capacidade de visualizar o movimento de objetos no espaço –, características indispensáveis em carreiras de ciência e engenharia, por exemplo.

Esportes, corrida e Co-Op

Exemplos: FIFA, Forza, Call of Duty

Habilidades: colaboração, tomada de decisão, pensamento crítico, avaliação de sistemas

Jogos em equipe são ótimos para desenvolver soft skills de planejamento e tática, colaboração, avaliação de sistemas, enfrentamento de adversidades e consciência espacial.

Jogos Indie ou Musicais

Exemplos: Mario Party, Rock Band, Just Dance, Guitar Hero

Habilidades: criatividade, colaboração, aprendizado ativo, coordenação

Normalmente os usuários nunca esperam vencer um desafio de música ou dança do começo ao fim em sua primeira tentativa. E é justamente essa capacidade de aprendizagem, o desejo de crescer rapidamente e desenvolver soft skills que são tidos como valiosos aos olhos dos empregadores. A regra é clara: esperar a perfeição apenas leva ao fracasso; por outro lado, a persistência e a prática levam a um nível mais alto.

Acesse aqui o infográfico completo sobre o tema.  

TAGS:
gameshabilidades e competênciassoft skills

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta