Analista de segurança: o que faz e quanto recebe?

Analista de segurança analisando um relatório

Atualmente, todas as empresas que possuem um âmbito tecnológico e dependem da internet para existirem precisam garantir a segurança dos dados armazenados dentro dos seus sistemas. Por conta disso, é de extrema importância que essas empresas tenham um profissional de TI responsável por como esses dados são armazenados e que eles não possam ser acessados por terceiros, como hackers, esse profissional é o analista de segurança.

Quais são as responsabilidades de um analista de segurança?

O profissional, além das atividades citadas acima, deve também decidir que informações podem ou não sair da empresa. Outro ponto importante é saber trabalhar com crises, caso as informações da empresa de fato sejam vazadas, ele deve garantir que mesmo assim os funcionários operem suas funções enquanto trabalham para minimizar os danos desse vazamento.

Uma das tarefas desse profissional é fazer uma checagem constante dos pontos fracos do armazenamento de dados por meio de testes. Não é raro empresas pagarem hackers éticos para agirem legalmente de forma a apontarem onde o sistema de segurança não está desempenhando sua melhor performance.

Quais benefícios esse profissional pode trazer para uma empresa?

Antes, essa profissão era muito negligenciada, porém grandes vazamentos de dados em empresas muito bem conhecidas fizeram com que o analista de segurança começasse a ser muito bem valorizado.

Um exemplo de empresa que sofreu com esse vazamento foi o Facebook, que em 2016 teve cerca de 87 milhões de dados vazados. Isso gerou um enorme dano reputacional para a rede social e fez com que Mark Zuckerberg fosse duramente criticado. 

Outra empresa a sofrer com esse tipo de problema foi a Adobe. Apesar de ser estimado que tenham sido vazados 152 milhões de nomes e senhas, a empresa confirmou apenas 38 milhões.

O problema nesse caso pode ser considerado ainda maior por conta dos dados bancários de muitos usuários também terem sido vazados, como por exemplo os números de cartões de crédito.

Esse evento gerou um processo para a empresa, no qual resultou em uma multa milionária, sob acusações de negligência com seus consumidores. Além dessa perda material, a empresa sofreu um enorme dano intangível à sua reputação e confiança dentro do mercado. 

Conhecimentos requeridos para um analista de segurança

Para ser um analista de segurança, é preciso ter um grande conhecimento em programação em geral, ou seja, deve estar familiarizado com linguagens como Python e Java.

Além disso, deve dominar as normas ISO 27001, uma vez que ela é estudada, protocolos de segurança de armazenamento dos dados devem ser efetuados de forma global e que se encaixe em todos lugares possíveis, principalmente em casos de empresas multinacionais.

Soft skills necessárias

Soft skills são habilidades subjetivas, difíceis de serem mensuradas como conhecimentos técnicos, que são chamados de hard skills, mas igualmente importantes na hora de uma contratação.

Um analista de segurança deve possuir uma mente analítica e estratégica, que esteja sempre pronta para identificar riscos ou pontos de melhoria.

Além disso, deve ser um excelente comunicador e saber trabalhar sob pressão, em casos de crise deve saber a melhor forma de manter sua equipe controlada e resolver os problemas de maneira rápida e eficiente, sem deixar com que o caos da situação atrapalhe seu rendimento.

Mercado de trabalho

Assim como outras profissões da área de TI, existe um déficit de profissionais capacitados a assumir essas vagas.

Portanto, com uma formação nessa área, existe uma grande chance de ascensão profissional ao longo dos anos, necessitando sempre do aprimoramento das habilidades.

As profissões de T.I., em geral, requerem estudo constante de novas técnicas, uma vez que o aprimoramento de tecnologias está acontecendo a todo momento.

Ao entrar dentro do mercado de trabalho, um analista de segurança pode começar ganhando R$3850,00, como analista de segurança júnior. Com o desenvolvimento na carreira, o profissional pode evoluir para o cargo de gerente de segurança de informação, com o salário médio de R$17.900,00.

Se interessou pela área de segurança e pensa em se tornar um analista? Dentro da plataforma Eu Capacito existem diversos cursos que podem te ajudar a começar sua formação como profissional de TI.

Além disso, você pode desenvolver soft skills, melhorando suas habilidades comportamentais e obtendo uma vantagem competitiva frente a outros analistas da área, de forma que você tenha o devido destaque no mercado de trabalho. Conheça agora os nossos cursos!