Black Friday

86% dos brasileiros optaram por pagamento digital em 2021

Uso de métodos digitais são cada vez mais uma opção para os consumidores brasileiros, de acordo com estudo realizado pela Mastercard 

Redação

20 de julho de 2022

COMPARTILHE

O uso de métodos digitais são cada vez mais uma opção para os consumidores brasileiros. Isso é o que revela a edição 2022 do New Payments Index, estudo realizado pela Mastercard que avalia anualmente o comportamento do consumidor em relação aos métodos de pagamento emergentes.

Segundo o levantamento, 86% dos brasileiros usaram pelo menos um método de pagamento digital em 2021. Além disso, 94% afirmaram que provavelmente usarão um método de pagamento digital no próximo ano.

São contabilizados como pagamentos digitais quaisquer modalidades com a exceção de dinheiro e cartões de crédito e débito tradicionais.

Com isso, os métodos digitais incluem QR Code (46%), cartões de crédito ou débito digitais (44%), carteira digital (43%), pagamento instantâneo (42%), pagamento direto da conta (41%), carteira móvel para smartphone por toque (40%), transferências digitais via aplicativo (40%), pagamento biométrico (19%), pagamento via dispositivo vestível (10%) e criptomoedas (13%).

Em sua segunda edição, a pesquisa foi realizada com mais de 35 mil pessoas ao redor do mundo. O estudo inclui o Brasil, que contou com 697 participantes, ouvidos entre março e abril deste ano.

“O que a gente consegue enxergar aqui é que há dois anos pagamentos como o por aproximação eram praticamente inexistentes no Brasil. Agora, você tem um nível de penetração muito alto e respondentes dizendo que usam isso de forma importante.”, disse Estanislau Bassols, presidente da Mastercard Brasil. “Quando você olha a curva de adoção [de pagamentos digitais], ela está muito acelerada. Tanto durante a pandemia quanto nesse pós-pandemia, onde se mantém as tendências.” Cartão de crédito ou débito por aproximação já foram usados por 56% dos participantes do estudo.

Além de meio facilitado de pagamento, a tecnologia também já é parte da vida financeira da maior parte dos brasileiros. De acordo com a pesquisa, 89% dos entrevistados afirmaram usar ferramentas digitais para a realização de pelo menos uma tarefa financeira. No total, 63% acreditam que essas ferramentas permitem um melhor controle do seu dinheiro.

Segurança e dados biométricos

Além da comodidade, meios de pagamento digitais são entendidos como seguros pelos pagadores nacionais. Para 52% dos entrevistados, a escolha da forma de pagamento é guiada pela segurança. Essa preocupação está em todas as faixas-etárias da sociedade, mas Boomers são os que mais dão prioridade: 67% cita a segurança como fator de escolha.

Entre os países da América Latina, o Brasil é o país onde o uso da tecnologia biométrica é maior – 73% já utilizaram alguma forma de biometria para fazer pelo menos um pagamento.

Para 81% dos respondentes, usar a biometria para pagamento é uma ação mais segura do que usar um PIN, senha ou outro tipo de identificação.

Como toda nova tecnologia, a privacidade de dados é um ponto de atenção para 79% dos entrevistados, que disseram estar preocupados com a forma como as entidades usam seus dados.

Com informações IT Forum

TAGS:
meio de pagamentomercadotecnologiatecnologia da informação

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta