Os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a privacidade de seus dados pessoais. De acordo com um estudo da BigDataCorp, 77% dos brasileiros já desinstalaram aplicativos por preocupação com a coleta de dados, enquanto apenas 14,8% confiam nas empresas para manter informações pessoais seguras.
Já um estudo realizado em 2019 pela consultoria Deloitte mostrou que, nos Estados Unidos, os consumidores estão mais dispostos a compartilhar seus dados pessoais com empresas — desde que estas ofereçam benefícios personalizados.
A pesquisa também revelou que 53% dos entrevistados estavam dispostos a fornecer os seus dados em troca de ofertas personalizadas e 47% em troca de conteúdo relevante.
Para Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, a transparência é fundamental para garantir a confiança dos usuários de que suas informações estão sendo bem administradas.
“Entendemos que a ética é uma obrigação. É importante que as empresas sejam claras sobre como e por que estão coletando dados, além de garantir que sejam usados apenas para fins específicos e legítimos”, afirma o executivo.
Veja também: 4 maiores ataques cibernéticos dos últimos tempos
Rodrigues lembra que diante da crescente importância da proteção de dados pessoais, as empresas de tecnologia precisam se comprometer com práticas éticas e transparentes de coleta e uso de informações.