Conheça 4 setores em que a TI está em alta

Profissionais da TI trabalhando em uma reunião

Conhecer as áreas que mais carecem de mão de obra especializada em TI pode ser muito interessante para o profissional recém-chegado ao mercado de trabalho. Saiba quais segmentos estão com a demanda aquecida na área de tecnologia e prepare-se para impulsionar sua carreira:

Mercado financeiro/seguro

Um dos setores em que a TI está em evidência é o financeiro. Grandes e pequenas empresas que trabalham na criação e otimização dos serviços financeiros dependem desse departamento para entregar inovações aos seus clientes.

Uma vez que o serviços crescem, proliferam-se também os riscos associados aos crimes cibernéticos, como os ataques de hackers, por exemplo. Portanto, a necessidade crescente de segurança da informação é mais um motivo para o profissional de TI estar em evidência nos bancos, fintechs, e outras empresas do segmento financeiro.

Para essas empresas, é imprescindível que exista um investimento muito alto no time de TI, tanto na capacitação, quanto na expansão de time conforme a demanda.

Educação/EAD

A educação à distância é uma modalidade um tanto nova de formação profissional, principalmente do ensino superior, e tem aumentado em popularidade em todo o mundo.

Ao mesmo tempo em que se multiplicam as ofertas de cursos nesse formato, o desenvolvimento desse modelo de ensino traz à tona novos problemas: plataformas eficientes e acessíveis e segurança da informação são alguns deles.

Mais uma vez, a TI é a ferramenta que viabiliza o acesso à educação a distância. Ela é de suma importância, uma vez que aumenta a eficiência do aprendizado e abre oportunidades para pessoas de qualquer local.

Varejo/e-commerce

Outra área na qual a TI tem uma participação imprescindível é varejo online. O boom do comércio eletrônico no Brasil fez empresas ganharem um crescimento impressionante. Cada vez mais é possível notar o avanço da utilização de plataformas de compras no país.

Há ferramentas tecnológicas de todas as esferas com o fim de tornar uma empresa competitiva no ambiente online e possibilitar a expansão de um negócio de maneira rápida. Hoje, quase é possível dizer que é a tecnologia que vende o produto.

O aumento do uso de aplicativos de smartphones voltados para compras é outra alavanca para o crescimento do e-commerce, tanto a nível local quanto nacional. 

Internet/Telecom

A difusão cada vez maior da Internet já mudou drasticamente o cenário do mercado de comunicações. Os mundos da Internet e das telecomunicações convergiram. Nesse cenário, a TI é imprescindível, e cada inovação tecnológica demanda uma rápida resposta de mão de obra especializada.

Quer ingressar em um desses setores? O Eu Capacito separou 3 cursos que irão te ajudar: