4 carreiras do futuro na área de TI

4 carreiras em alta na área de TI

A área de TI (Tecnologia da Informação) desempenha um papel fundamental no sucesso dos negócios. Um dos motivos é a atual dependência por computadores e outros dispositivos inteligentes conectados à internet, imprescindíveis no funcionamento de qualquer empresa.

Manter e expandir a capacidade tecnológica atual de operar das empresas, de uma forma ou de outra, recai sobre os ombros da área de TI. Ao mesmo tempo, é sua responsabilidade, também, preparar o cenário do amanhã.  

À medida que a tecnologia continua a evoluir, as inovações se tornam vitais para os negócios. Desta forma, a demanda por profissionais de TI é enorme. No entanto, algumas carreiras deste setor parecem ter, no futuro, um campo de atuação mais vasto. Confira:

Arquiteto de Segurança da Informação

O arquiteto de segurança da informação é o profissional responsável pela criação e manutenção de estruturas de cibersegurança, que visam proteger os dados e todo funcionamento computacional de uma organização.

Uma vez que é ele quem identifica pontos fracos do sistema e vulnerabilidades na segurança virtual da organização, este profissional muitas vezes precisa aprender a pensar como um hacker.

Desta forma, estes arquitetos são conhecidos, também, como hackers éticos, uma vez que precisam aprender a pensar e se adiantar, diante de ameaças destes sujeitos mal-intencionados.

Há a possibilidade de que este profissional trabalhe em horários não convencionais, devido ao fato de ataques hackers ocorrerem em momentos imprevisíveis.

Detetives de Dados

Esta função exige formação em programação, além de domínio dos tópicos de inteligência artificial e ciência dos dados. Sua tarefa principal consiste na busca e tratamento das informações contidas em gigantescas bases de dados, conhecidas como big data.

Uma das principais tarefas é interpretar e desvendar as informações dos dados. Para isso, é necessário compreender a ciência e análise de dados, além de estatísticas e outros elementos da matemática.

Engenheiros de Inteligência Artificial

Um engenheiro de inteligência artificial trabalha com algoritmos, redes neurais e outras ferramentas para desenvolver projetos no campo da inteligência artificial. É também alguém cuja tarefa é resolver problemas relacionados a este tipo de tecnologia.

Esses profissionais podem trabalhar com vários tipos de inteligência artificial, em diferentes setores, desenvolvendo sistemas robóticos para desempenho de serviços industriais, e também para atender outras necessidades tecnológicas da sociedade atual.

Especialistas em Transformação Digital

Em primeiro lugar, entenda que a Transformação Digital é a busca por soluções de problemas tradicionais por meio de tecnologias digitais. Dentre estes problemas, no meio das organizações, pode-se destacar os de desempenho, os quais afetam a produtividade e eficácia no alcance das metas.

O contato com o cliente cada vez mais se dá por meios tecnológicos. Desta forma, há uma demanda por alguém capaz de satisfazer o interesse dos consumidores através destes canais.  

5 elementos que demandam conhecimentos essenciais para um especialista em transformação digital, para a mudança estrutural nas organizações, podem ser definidos como: clientes, competição, dados, inovação e valor. 

Agora, independentemente da carreira, que tal aperfeiçoar suas habilidades para se tornar um profissional de destaque? No EuCapacito você encontra 4 cursos gratuitos que possuem total sinergia com as carreiras do futuro na área de TI, esteja preparado!